A partir desta quinta-feira e até o dia 5 de abril, é possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito nas eleições municipais deste ano
Por César Santos – Jornal de Fato
A partir desta quinta-feira, 7, e até o dia 5 de abril, é possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito nas eleições municipais deste ano. Já a filiação partidária para se candidatar em 2024 deve ser feita até 6 de abril, ou seja, seis meses antes do primeiro turno eleição, marcado para 6 de outubro.
As datas estão previstas no Calendário Eleitoral das Eleições Municipais, aprovado e publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A abertura da chamada “janela partidária” vai alterar a composição de partidos no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. Dos 23 vereadores, apenas quatro seguirão nas siglas atuais, enquanto 19 vão se transferir para outros partidos, em busca de melhores condições para a renovação dos mandatos.
O partido mais atingido será o Solidariedade. Nenhum dos quatro vereadores eleitos em 2024 permanecerão na legenda. Outro partido que ficará sem representantes no Legislativo mossoroense é o Progressistas, que elegeu três vereadores nas últimas eleições municipais.
Por outro lado, o União Brasil vai bombar na “janela partidária”. Pelo menos 13 vereadores se juntarão ao único mandato que a legenda tem hoje, que é do vereador Ozaniel Mesquita. O processo de transferência em massa para o União Brasil é conduzido pelo prefeito Allyson Bezerra, que foi eleito pelo Solidariedade, mas em 2023 trocou de partido para liderar o União em Mossoró. Dessa forma, a bancada do União ficará com 14 vereadores (veja quadro nesta página).
O PV, que não elegeu nenhum vereador em 2020, passará a contar, provavelmente, com dois vereadores: Pablo Aires, que está deixando o PSB, e Omar Nogueira, que se desligará do Patriotas.
O Avante é outro partido que poderá ganhar dois vereadores: Tony Fernandes e Paulo Igo, que estão deixando o Solidariedade. No entanto, a filiação de Tony e Paulo ao Avante ainda não está 100% sacramentada. Os dois vereadores têm convites de outras siglas.
Já o PSDB, que teve cassado o único mandato conquistado em 2020, Larissa Rosado, por fraude à cota de gênero, voltará a ter representante no Legislativo. O presidente da Câmara, Lawrence Amorim, sairá do Solidariedade para a sigla tucana. Larissa deixou o PSDB pelo União Brasil, por onde pretende ser candidata outra vez.
Quatro vereadores não vão trocar de partido
Apenas quatro vereadores não trocarão de partido: Isaac da Casca e Carmem Júlia, do MDB; Marleide Cunha, do PT; e Ozaniel Mesquita, do União Brasil, sendo que Isaac e Carmem decidiram que não vão tentar renovar o mandato.
Isaac já anunciou que apoiará a sua mãe, Heliane Duarte, que se filiou ao Republicanos. Já Carmem Júlia vai apoiar a candidata Plúvia, do PT.
A disputa por vaga à Câmara Municipal de Mossoró será bastante acirrada, isso porque novos nomes surgiram com apoio de fortes estruturas, principalmente pré-candidatos apoiados pela gestão do prefeito Allyson Bezerra.
Outro ponto a ser observado é que a Câmara perderá duas vagas no plenário, baixando dos atuais 23 vereadores para 21. A mudança é consequência do Censo Demográfico 2022, que baixou o número populacional de Mossoró para menos de 300 mil habitantes, com isso, a cidade não pode ter mais de 21 de vereadores.
Vereadores que vão mudar de partido:
1 – Tony Fernandes (Solidariedade) – Avante, provavelmente
2 – Paulo Igo (Solidariedade) – Avante, provavelmente
3 – Lawrence (Solidariedade) – PSDB
4 – Marckuty da Maísa (Solidariedade) – União Brasil
5 – Ricardo de Dodoca (Progressistas) – União Brasil
6 – Francisco Carlos (Avante) – União Brasil
7 - Wiginis do Gás (Podemos) – União Brasil
8 – Lucas das Malhas (MDB) – União Brasil
9 – Costinha (MDB) – União Brasil
10 – Didi de Arnor (Republicanos) – União Brasil
11 – Genilson Alves (Pros) – União Brasil
12 - Raério Araújo (PSD) – União Brasil
13 - Gideon Ismaias (Cidadania) – União Brasil
14 – Marrom Lanches (DC) – União Brasil
15 – Edson Carlos (Cidadania) – União Brasil
16 – Tony Cabelos (Progressistas) – União Brasil
17 - Zé Peixeiro (PMN) – Novo partido indefinido
18 - Pablo Aires (PSB) – PV
19 – Omar Nogueira (Patriota) – PV
Vereadores que vão permanecer nos partidos
1 - Isaac da Casca (PMDB)
2 - Carmem Júlia de Izabel (MDB)
3 - Marleide Cunha (PT)
4 - Ozaniel Mesquita (União Brasil)
Tags: