Por César Santos – Jornal de Fato
O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) escolheu a zona leste de Mossoró para realizar o primeiro ato público de sua campanha à reeleição. Nesta sexta-feira, 22, ele apresentará a nominata completa do seu partido à Câmara Municipal, que contará com a filiação de 13 vereadores da bancada governista. O evento será realizado na quadra do Sementes do bairro Planalto 13 de Maio, às 19h.
A escolha pelo Planalto 13 de Maio tem uma simbologia política para o prefeito. Foi nesse bairro que ele deu os primeiros passos à campanha eleitoral vitoriosa de 2020. A zona leste, representada pelo Grande Alto de São Manoel, também sustentou a sua vitória sobre a então prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas).
Allyson Bezerra fez valer a força da máquina para construir a nominata do União Brasil. Ele exigiu a filiação de 13 vereadores de sua bancada, como forma de potencializar o partido pelo qual concorrerá às eleições de 6 de outubro.
Os 13 vereadores se somarão ao vereador Ozaniel Mesquita, único que foi eleito pelo União, quando ainda era o Democratas (antigo PFL). Além dos 14 vereadores, a legenda do prefeito receberá o ex-vereador Naldo Feitosa e Rubênia Oliveira, esposa do também ex-vereador Lamarque Oliveira, que deixaram o PSC.
O União Brasil passará a ter a maior bancada no Legislativo mossoroense, quase a totalidade dos vereadores governistas. Enquanto isso, o partido que mais elegeu vereador em 2020, o Solidariedade, ficará sem representante no plenário da Casa. Um se filiará ao União: Marckuty da Maísa, e outros dois estão negociando filiação ao Avante: Tony Fernandes e Paulo Igo.
O Progressistas que também elegeu três vereadores nas eleições passadas ficará esvaziado na Câmara. Ricardo de Dodoca, Tony Cabelos e Francisco Carlos (que já passou pelo Avante) se filiarão hoje ao União Brasil.
Outros partidos desaparecerão da Câmara até o fechamento da “janela partidária”: Podemos, Republicanos, Pros, Cidadania, Democracia Cristã e PSD.
Vereadores que vão se filiar ao União Brasil
1 – Marckuty da Maísa (Solidariedade)
2 – Ricardo de Dodoca (Progressistas)
3 – Francisco Carlos (Avante)
4 - Wiginis do Gás (Podemos)
5 – Lucas das Malhas (MDB)
6 – Costinha (MDB)
7 – Didi de Arnor (Republicanos)
8 – Genilson Alves (Pros)
9 - Raério Araújo (PSD)
10 - Gideon Ismaias (Cidadania)
11 – Marrom Lanches (DC)
12 – Edson Carlos (Cidadania)
13 – Tony Cabelos (Progressistas)
Tags: