Relação político-administrativo insustentável entre Lawrence Amorim e Allyson Bezerra será discutida pelos líderes do PSDB em encontro na próxima sexta-feira, em Natal. O partido tucano trabalha para disputar eleições deste ano em chapa majoritária
Por César Santos / Jornal de Fato
A presença em Natal do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, na próxima sexta-feira, 10, selará o destino do líder do partido em Mossoró, Lawrence Amorim, nas eleições municipais deste ano. A conflituosa relação político-administrativa com o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) será colocada na mesa por Lawrence para uma posição definitiva.
Lawrence Amorim sentará com Perillo e com o presidente estadual do PSDB, Ezequiel Ferreira de Souza, após o “Encontro com Tucanos Potiguares”. Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal de Mossoró apresentará o tratamento que está recebendo de Allyson, com dois pontos bem claros:
1 - o prefeito descartou o PSDB em chapa majoritária, desfazendo o compromisso de Lawrence ser o seu vice;
2 – Allyson reduziu o valor do duodécimo da Câmara Municipal, para fragilizar a força política de Lawrence.
No primeiro ponto, o PSDB se sente incomodado porque o partido ganhou força em todo o Rio Grande do Norte e, em Mossoró, por meio de Lawrence, deu sustentação político-administrativa ao prefeito Allyson. Daí, Ezequiel Ferreira deve chancelar um possível rompimento com o chefe do Executivo.
Se isso ocorrer, provavelmente o PSDB vai se aliar ao projeto da oposição de formar uma chapa competitiva à sucessão municipal. Lawrence é o nome a ser oferecido para ser candidato a prefeito e/ou vice-prefeito.
No segundo ponto, o diálogo está encerrado e a disputa entre Lawrence e Allyson foi transferida para o campo da Justiça. O presidente da Câmara entrou com uma ação, por meio da assessoria jurídica do Legislativo, para que o Executivo voltasse a transferir o percentual de 6% de duodécimo, nos termos do artigo 29-A, II, da Constituição Federal. Para isso, pediu a concessão da medida liminar para determinar a suspensão dos efeitos decorrentes da votação e aprovação do Projeto de Lei n.º 52/2023, que limitou o duodécimo em até 5%. O Executivo enfrentou ação e conseguiu ter êxito, em detrimento do Legislativo.
Por gravidade, o duodécimo da Câmara sofre forte redução, uma vez que o prefeito Allyson está descontando valores que teriam sido repassados a mais entre os anos de 2021 a 2023. Nos primeiros meses de 2024, o desconto superou a casa de R$ 1 milhão/mês. Com isso, a gestão de Lawrence enfrenta dificuldades para honrar os compromissos financeiros da Câmara, inclusive, afetando até o calendário de pagamento dos salários de vereadores e servidores da Casa.
Diante deste cenário, a relação político-administrativa entre Lawrence e Allyson se tornou bastante comprometida.
Perillo vai reunir pré-candidatos de todo o RN
Marconi Perillo desembarca no Rio Grande do Norte na sexta-feira 10. Governador de Goiás por quatro mandatos, deputado federal e senador da República, ele anda reestruturando o partido no Brasil. O dirigente nacional vem conversar com deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e pré-candidatos de diversas regiões do RN.
No auditório da Assembleia Legislativa, às 9h30, acontecerá o “Encontro com Tucanos Potiguares”. Além de fomentar candidaturas, Perillo também busca o apoio necessário para manter o partido forte no estado, que é um dos cinco maiores do Brasil.
Para as Eleições 2024, os tucanos potiguares continuam crescendo. De acordo com o Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP3), o partido liderado por Ezequiel Ferreira está vigente em 133 municípios, marcando presença em todas as regiões do Estado.
O partido também recebeu filiações de prefeitos como Arthur Teixeira (Guamaré), Marineide Diniz (Carnaubais), Dr. Renam (Campo Redondo), Nixon Baracho (Alto do Rodrigues), Marcos Cabral (Vera Cruz), Novinho (Cerro Corá), Mazé (Martins), Carlinhos (Parazinho), e Luiz Bandeira (Pedra Preta), que vai concorrer este ano a mais um mandato na região Central.
O PSDB do RN tem hoje mais de 50 pré-candidatos a prefeitos, dezenas de nomes que farão composições como vice-prefeitos, 10 deputados estaduais e passa de 250 vereadores com mandatos.
Tags: