Domingo, 24 de novembro de 2024

Postado às 15h15 | 08 Mai 2024 | redação Caso Kadson: ação na Justiça pede afastamento do prefeito Allyson Bezerra por 90 dias

Processo, sob o protocolo 0810214-56.2024.8.20.5106, diz respeito ao caso de Kadson Eduardo, ex-secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, que foi mantido do cargo ilegalmente, depois de condenado à prisão por crime de falsificação de documentos

Crédito da foto: Reprodução Kadson Eduardo, condenado à prisão, era secretário da gestão Allyson Bezerra

COLUNA CÉSAR SANTOS / JORNAL DE FATO

A Justiça Estadual recebeu a ação popular que pede a condenação do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) por crime de responsabilidade. A ação também pede uma medida liminar para afastamento do cargo por 90 dias, para o prefeito não atrapalhar as investigações.

O processo, sob o protocolo número 0810214-56.2024.8.20.5106, diz respeito ao caso de Kadson Eduardo, o ex-secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, que foi mantido do cargo ilegalmente, depois de condenado à prisão por crime de falsificação de documentos públicos.

Por 13 meses, após a condenação com trânsito em julgado, Kadson não só permaneceu no secretariado de Allyson como acumulou a Secretaria de Cultura, recebendo salários “dobrados”, com total superior ao salário do prefeito.

A ação, que foi protocolada pelo líder da oposição na Câmara Municipal de Mossoró, Tony Fernandes (Avante), ainda pede que Kadson devolva os 13 meses de salários que ele recebeu ilegalmente.

O processo tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública, que tem como titular a juíza Kátia Cristina Guedes Dias. A magistrada provocou o Ministério Público (MPRN) a se pronunciar sobre a ação.

 

FRASE

“Nós estamos lutando por respeito ao erário púbico e ao povo de Mossoró

TONY FERNANDES – Líder da oposição na Câmara Municipal sobre denúncias de irregularidades na gestão Allyson Bezerra

 

ANOTE

Lawrence Amorim (PSDB) anunciou live para a próxima segunda-feira, 13. Vai passar a limpo as novidades na gestão pública e política de Mossoró. Nos bastidores, é dado como certo o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito. A live será transmita pelo Youtube e Instagram, às 19h30.

 

ATAQUE

O anúncio da live de Lawrence foi lançado após o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) tornar público, por meio de nota, que a Câmara deve mais de R$ 11 milhões a Prefeitura de Mossoró, para justificar a redução dos valores do duodécimo. Lawrence se sentiu atacado pelo chefe do Palácio.

 

ROMPIMENTO

A coluna havia noticiado que a relação político-administrativa de Allyson e Lawrence estava insustentável. Os dois, que foram eleitos juntos em 2020, não conseguiram fortalecer a parceria vitoriosa e, recentemente, passaram a agir como adversários. Lawrence acusa Allyson que acusa Lawrence.

 

CASO THIAGO

Já está no Ministério Público Estadual o pedido de investigação da denúncia de superfaturamento na Secretaria de Cultura de Mossoró. Trata-se do caso em que Thiago Bento, até então homem de confiança do prefeito Allyson, aparece tratando sobre o suposto superfaturamento de cachês. Ele foi gravado no momento da negociação.

 

BARROS DIAS

Na sala de trabalho do colunista, visita do juiz federal emérito Francisco Barros Dias. Hoje na advocacia, ele veio a cidade a convite da OAB para palestrar com jovens advogados. Na conversa com Barros, passamos a limpo a lei da improbidade administrativa. Confira no próximo Cafezinho com César Santos, sábado, 11.

 

BOLA MURCHA

Há exatos 90 dias, o Estádio Nogueirão foi interditado pela Justiça. E abandonado pela Prefeitura de Mossoró.

 

É NOTÍCIA

1 - As 9,4 toneladas de alimentos arrecadadas na “Caminhada da Mãe Potiguar” serão enviadas para os desabrigados no Rio Grande do Sul. Iniciativa do Sesc Mesa Brasil em parceria com o Corpo de Bombeiros do RN.

2 - O ex-prefeito Souza está fora das eleições municipais de Areia Branca. A 3a Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RN o condenou por improbidade administrativa. Direitos políticos suspensos por seis anos.

3 - O Dnit/RN diz que o desvio na BR-304, entre Lajes e Caiçara do Rio do Vento, estará pronto nesta sexta-feira, 10. O trânsito entre Mossoró e Natal voltará a fluir a partir do fim de semana.

4 - Hoje é o último do prazo para a emissão de novo título e de regularização cadastral do eleitor. Em Mossoró, atendimento das 8h às 18h no Fórum Eleitoral Celina Guimarães.

Tags:

Mossoró
Justiça
política

voltar