Por César Santos – Jornal de Fato
A decisão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) de não ser candidata nas eleições deste ano, anunciada em reportagem do Jornal de Fato desta quinta-feira, 4, alimenta uma nova expectativa: qual o candidato da oposição terá o seu apoio?
Rosalba afirmou que vai escolher um nome para apoiar à Prefeitura de Mossoró no pleito deste ano. “Vamos conversar, vamos ouvir, conhecer o projeto de cada um, para depois tomarmos uma decisão”, adiantou, ao garantir que participará da campanha juntamente com o seu grupo político.
Os pré-candidatos a prefeito Lawrence Amorim, do PSDB, e Genivan Vale, do PL, já declararam de público que querem o rosalbismo na campanha, se possível, com a ex-prefeita indicando o nome do candidato a vice-prefeito. Eles consideram importante contar com a estrutura eleitoral da ex-prefeita e adiantaram que estão dialogando para conquistar o apoio.
Há poucos dias, em entrevista ao radialista Jota Nobre, na rádio RPC, Lawrence revelou que teve uma conversa preliminar com o grupo da ex-prefeita, mas que estava aguardando para dialogar diretamente com Rosalba. “Sabemos que o ex-deputado Carlos Augusto (esposo de Rosalba) está se restabelecendo de problemas de saúde, então, vamos aguardar a sua recuperação para conversar sobre uma possível aliança”, disse.
Já o PL de Genivan Vale adiantou conversa com Carlos Augusto e Rosalba ainda no primeiro semestre do ano. O partido apresentou o projeto político-eleitoral e destacou a importância do apoio do rosalbismo. Naquele momento, o diálogo não foi concluído, ficando para o período mais próximo das convenções partidárias. Dessa forma, Genivan e o PL devem procurar Carlos e Rosalba para concluir a conversa.
Força
Rosalba Ciarlini, na conversa por telefone com a reportagem do Jornal de Fato, não falou sobre a possibilidade de indicar um nome para compor chapa majoritária como vice. Disse apenas que o seu grupo vai participar ativamente da campanha, devendo apoiar o melhor projeto para Mossoró.
A ex-prefeita seria candidata do Progressistas à sucessão municipal, mas o projeto foi interrompido em razão de problemas de saúde de Carlos Augusto, que vem em tratamento desde o início de junho. Rosalba decidiu que “é hora de cuidar da família”.
A força político-eleitoral do rosalbismo é um ponto considerado importante por pré-candidatos de oposição, levando em conta a densidade eleitoral que ele tem. Prefeita quatro vezes de Mossoró, senadora da República e governadora do Estado, Rosalba sempre foi muito bem votada na cidade.
Nas eleições de 2020, mesmo perdendo a disputa para o atual prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), a ex-prefeita obteve 42,96% dos votos válidos, ficando atrás do eleito por apenas 4,56%. Trata-se de um potencial importante, que Lawrence ou Genivan vai herdar na campanha eleitoral de 6 de outubro.
Tags: