Blog do César Santos
A professora Leyna Evangelista aceitou o desafio e vai concorrer à Prefeitura de Almino Afonso nas eleições de 6 de outubro deste ano. Será a sua primeira disputa eleitoral, representando a oposição ao sistema político liderado pela tradicional família Abel, que controla o poder municipal há décadas.
A confirmação da pré-candidatura de Leyna veio nesta sexta-feira, 5, quando ela se desincompatibilizou do cargo público de professora e, por gravidade, cumpriu o prazo previsto no calendário eleitoral 2024, ficando apta perante a Justiça Eleitoral.
Embora esta seja a sua primeira disputa, a pré-candidata à prefeita conhece o ambiente político e eleitoral. Ela é casada com o vereador Júnior Pontes, líder da oposição, que cumpre o quarto mandato consecutivo na Câmara Municipal. Em 2020, ele foi campeão de votos entre os vereadores eleitos, recebendo 618 votos (13,76% dos votos válidos).
Leyna conta com apoio de cinco partidos: União Brasil, no qual é filiada, Republicanos, PT, PCdoB e PV, sendo que os três últimos formam federação Brasil da Esperança. Esses partidos terão duas nominatas à Câmara Municipal e darão sustentação ao palanque majoritário. A pré-candidata tem ainda o apoio dos deputados Benes Leocádio (União Brasil) e Galeno Torquato (PSDB).
A professora Leyna, que enfrentará a atual prefeita e candidata à reeleição Jéssica Amorim (MDB), afirma que vai fazer uma campanha propositiva, sem ataques, por entender que o mais importante é colocar em debate os temas que interessam à população, principalmente as camadas que mais precisam das políticas públicas.
A pré-candidata pretende estimular as pessoas para refletir sobre a saúde, educação, assistência social, infraestrutura, entre outras pautas que impactam a vida de quem mora em Almino Afonso. Leyna acredita no diálogo, no debate, na campanha propositiva e, como professora, sente-se preparada para conduzir esse processo.
Educação
Leyna Lycia Cordeiro Evangelista atua na Educação há mais de duas décadas, desde a época da faculdade e bolsista entre os anos de 2000 a 2004. Nesse período, dava aula complementar para crianças da rede pública. Ela passou por todos os níveis como Educação Fundamental, Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Em 2014, já graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Leyna foi convocada para trabalhar em Rafael Godeiro, onde passou seis anos ensinando no sítio Rodeador, na zona rural, e há quatro anos passou a exercer as atividades na cidade.
Em 2022, como concursada, foi nomeada em Almino Afonso e hoje exerce as suas funções na escola pública do bairro do Açude.
É com essa experiência, conquistada na prática, que Leyna vai chamar a população de Almino Afonso para debater a Educação e, por consequência, as outras pautas sociais que são relevantes para melhorar a vida das pessoas.
ACOMPANHE OS BASTIDORES DA POLÍTICA E DO PODER NO BLOG DO CÉSAR SANTOS
Tags: