Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 16 Jul 2024 | redação Rosalba Ciarlini: “Vamos apoiar quem tiver o melhor projeto para Mossoró”

Crédito da foto: Carlos Costa Rosalba Ciarlini na urna eleitoral em 2020

Por César Santos – Jornal de Fato

“Vamos apoiar o melhor projeto para Mossoró, pode ter certeza.” A afirmação é da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) sobre a posição do rosalbismo em relação à sucessão municipal de Mossoró. Em contato – por telefone - com a reportagem do Jornal de Fato nesta segunda-feira, 15, Rosalba disse que está dialogando com nomes que disputarão a Prefeitura e que a sua decisão será tomada “na hora certa”.

Segundo a ex-prefeita, mas do que nomes de candidatos ou de partidos, ela levará em conta o projeto para Mossoró. Rosalba disse que tem responsabilidade com a cidade, por isso, não pode errar na hora da escolha. “Mossoró precisa de um novo projeto, precisa sair da situação em que se encontra, portanto, o candidato que nos apresentar o melhor projeto, terá o nosso apoio”, afirmou.

A ex-prefeita não definiu data sobre o anúncio de sua decisão, mas, certamente, o prazo das convenções partidárias, que se encerrará em 5 de agosto, pode ser um sinalizador. O Progressistas, partido de Rosalba, se optar por aliança na majoritária, terá que oficializar em convenção. O partido ainda não definiu a data da convenção.

Mas se o Progressistas decidir não se coligar na majoritária, Rosalba terá um tempo maior para decidir e anunciar o nome do seu candidato. “Nós temos o tempo ao nosso favor. Então, vamos dialogar, vamos conhecer as intenções de cada candidato e, partir daí, tomaremos a melhor decisão possível”, disse.

Os principais pré-candidatos pela oposição lutam pelo apoio do rosalbismo. O ex-vereador Genivan Vale foi o primeiro a buscar o diálogo com Rosalba. As conversas foram iniciadas ainda em maio, mas, até agora, não avançaram para uma decisão favorável.

Já o presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim, que é o pré-candidato do PSDB, abriu conversa com o rosalbismo mais recentemente. Lawrence considerou positivo o primeiro momento, entendendo que existe uma possibilidade real de aliança.

As conversas sofreram um intervalo recentemente em razão de um problema de saúde do ex-deputado Carlos Augusto, esposo de Rosalba e líder do grupo político. A questão pessoal exigiu atenção exclusiva de Rosalba, por isso, não houve um avanço maior. Mas com o quadro se restabelecendo, a ex-prefeita vai ampliar os contatos e amadurecer a decisão.

 

 “Temos responsabilidade com Mossoró por tudo já fizemos”

Rosalba Ciarlini entende a sua responsabilidade no processo democrático de escolha do futuro governante de Mossoró. Prefeita quatro vezes da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, além de senadora da República e governadora, ela tem um legado que abraça toda a cidade, que são obras estruturantes realizadas ao longo de suas administrações.

“Temos a consciência de tudo que fizemos por Mossoró. Das obras estruturantes, dos projetos e ações que melhoraram a vida das pessoas e, principalmente, direcionaram a cidade no rumo do desenvolvimento econômico e social. Então, por tudo isso, temos responsabilidade no processo de escolha do futuro prefeito”, justifica.

A ex-prefeita cita obras como a construção do Teatro Municipal, Ginásio Poliesportivo, infraestrutura de ruas e avenidas, principalmente nos bairros da periferia da cidade, o saneamento básico que promoveram a verticalização habitacional, e projetos vitoriosos como o Mossoró Cidade Junina.

Essas ações justificam as vitórias eleitorais conquistadas por Rosalba a partir de 1988. Foram oito eleições vitoriosas, sendo quatro vezes à Prefeitura de Mossoró (1988, 1996, 2000 e 2016), para o Senado (2006) e outra para governadora (2010).

Na última eleição que disputou, em 2020, Rosalba Ciarlini foi superada nas urnas pelo atual prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) por uma diferença de 4,56% dos votos.

Tags:

Rosalba Ciarlini
Mossoró
eleições
política

voltar