A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 8, quatro meses depois dos professores Rodrigo Codes e Nildo Dias serem eleitos pela comunidade acadêmica. Eles vão cumprir mandatos de quatro anos com posse no dia 31 deste mês
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou os professores doutores Rodrigo Codes e Nildo Dias para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federação Rural do Semi-Árido (UFERSA).
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 8, quatro meses depois de Codes e Dias serem eleitos pela comunidade acadêmica. Eles vão cumprir mandatos de quatro anos – de 2024 a 2028.
A posse dos novos reitor e vice-reitor está marcada para o dia 31 de agosto.
Codes vai suceder a reitora Ludimilla Oliveira, que chegou ao cargo em 2020 em processo turbulento. Ela foi nomeada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo tendo sido a terceira colocada na consulta acadêmica.
A esquerda universitária não aceitou a nomeação da primeira mulher reitora da Ufersa e foi instalada uma crise política e administrativa na instituição. Ludimilla, inclusive, chegou a responder processo e até perdeu o título de doutorado, recuperado depois na Justiça Federal.
Voto
Na consulta acadêmica, realizada no dia 4 de abril deste ano, a reitora foi mais uma vez rejeitada pelos segmentos da Ufersa. Ela ficou em segundo lugar, com 33,11%.
Já Rodrigo Codes, que havia vencido a consulta de 2020, voltou a ser escolhido por professores, técnicos e estudantes, ficando em primeiro lugar com 37,14%.
Ainda teve o candidato Jean Berg, que terminou em terceiro, com 28,846%.
Tags: