Da Redação do Jornal de Fato
Atenção, senhoras e senhores candidatas e candidatos, conheça o perfil do eleitor mossoroense para melhor planejar a busca do voto. Com a base nos dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), é possível traçar uma estratégia que possa encurtar o caminho à Prefeitura e/ou à Câmara Municipal.
O professor doutor Ulisses Reis, pesquisador nas áreas do Direito Constitucional e do Direito Eleitoral na Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), sustenta a tese de que a faixa etária do eleitor pode ser ter influência direta no resultado final do voto. Ele publicou dados importantes na página eletrônica “Diário Político”, de responsabilidade do jornalista Vonúvio Praxedes.
Reis destaca que a “estratificação por idade e gênero mostra que jovens adultos e pessoas de meia-idade constituem maior parcela do eleitorado, logo, essa importante fatia dentro do universo do eleitorado local pode ser decisivo”.
O pesquisador escreve que “um dos dados mais importantes revelados pelo Censo 2022 refere-se à pirâmide etária brasileira. Na última década, o Brasil passou de um país predominantemente jovem para uma população madura. As faixas etárias que abrigam o maior número de brasileiros situam-se entre os 20 e os 44 anos. A população idosa (com 60 anos ou mais) aumentou proporcionalmente 56% em relação a 2010. Análises indicam que o Brasil perdeu, nessa transição, o “bônus demográfico” do desenvolvimento econômico.”
A partir desta constatação, o pesquisador realizou um trabalho para descobrir como essa segmentação está distribuída para as eleições municipais de Mossoró e onde os partidos e candidatos encontrarão maior potencial de recrutamento de eleitores. Ele utilizou dados abertos do Tribunal Superior Eleitoral para responder a esta questão, respeitado que Mossoró tem 184.656 eleitores e eleitoras.
“A nossa análise seguiu os seguintes passos: excluímos os eleitores que não possuem registro de faixa etária; excluímos também os eleitores que optaram por não informar o seu gênero; agrupamos os eleitores pelas observações de gênero e faixa etária constantes nos dados do TSE, e somamos os eleitores dentro de cada perfil.”
O estudo de Ulysses Reis chegou à conclusão de que a maior oportunidade na competição política etária em Mossoró está entre os jovens adultos (25 a 34 anos) e pessoas de meia-idade (35 a 59 anos), porque esses dois grupos representam a maior fatia dos votos disponíveis, agrupando, aproximadamente, 66,8% do eleitorado.
Os jovens de 16 a 24 anos representam apenas 12,6% dos eleitores. Idosos acima de 60 anos constituem 20,5% do eleitorado. “É interessante notar que jovens de 16/17 anos representam um eleitorado irrisório, com 0,5% de homens e 0,6% de mulheres”, pontua.
Portanto, o estudo sugere onde as estratégias de conquista do voto devem ser exploradas. “Candidatos e candidatas que buscam votos e que ainda não estão dialogando com esses segmentos deveriam ampliar sua comunicação para essas faixas etárias majoritárias, se quiserem ter maior ressonância em seus discursos. Caso contrário, esses candidatos dependerão de dividir menos votos dos segmentos jovens ou idosos com seus concorrentes, se quiserem ter uma chance real de vitória”, aconselha o pesquisador.
Mossoró terá quase 290 candidaturas registradas
As eleições municipais de Mossoró terão em torno de 290 candidatas e candidatos. Serão cinco postulantes ao cargo de prefeito, cinco a vice-prefeito e em torno de 280 à Câmara de Vereadores. Os números ainda não são oficiais, uma vez que ainda não se encerrou o prazo de pedido de registro de candidaturas.
Veja a distribuição de candidaturas por coligações e partidos:
- Mossoró do Povo
Prefeito: Allyson Bezerra (União Brasil)
Vice: Marcos Medeiros Bezerra (PSD)
Vereador
União Brasil: 22 nomes (15 homens e 7 mulheres)
Republicanos: 22 nomes (15 homens e 7 mulheres)
PSD: 22 nomes (15 homens e 7 mulheres)
SD: 22 nomes (15 homens e 7 mulheres)
REDE: 19 nomes (13 homens e 6 mulheres)
Total: 107
- Frente Ampla por Mossoró
Prefeito: Lawrence Amorim (PSDB)
Vice: Carmem Júlia (MDB)
Vereador
PSDB/Cidadania: 22 nomes (14 homens e 8 mulheres)
PT/PCdoB/PV: 15 nomes (9 homens e 6 mulheres)
MDB: 22 nomes (14 homens e 8 mulheres)
Total: 59
- Mossoró de Verdade
Prefeito: Genivan Vale (PL)
Vice: Nayara Gadelha (PL)
Vereador:
PL: 22 nomes (15 homens e 7 mulheres)
PP: 15 nomes (9 homens e 4 mulheres)
Avante: 20 nomes (14 homens e 6 mulheres)
Total: 55
- PRTB
Prefeita: Irmã Ceição
Vice: Fábio Felix
Vereador:
PRTB: 6 nomes (4 homens, 2 mulheres)
Total: 6
- Partido da Unidade Popular
Prefeito: Victor Hugo
Vice: Renan Marrocos
(*) Partido não tem nominata à Câmara Municipal
FONTE: Danilo Queiroz
Tags: