RESPONSABILIDADE FISCAL É DEVER DE TODOS
A oposição sabia que se derrubasse a alíquota modal do ICMS de 20% para 18%, os gastos com pessoal do Governo do RN voltariam a extrapolar o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Daí, sustentaria o discurso fácil de corte de gastos e, ao mesmo tempo, defenderia reajuste salarial para as categorias de servidores estaduais.
O discurso político não tem compromisso com o bem do Estado. Nunca teve. Só muda os personagens, as cores e os interesses de grupos.
Pois bem.
Com a queda na arrecadação do ICMS, conforme queria a oposição, o limite de pessoal no Estado voltou a subir e, no primeiro quadrimestre de 2024, atingiu 56,86%. Por gravidade, o governo fica impossibilitado de promover a recomposição salarial de mais de uma dezena de categorias de servidores.
Daí, a decisão correta do governo de só reajustar salários se a arrecadação do ICMS voltar ao patamar antes de a oposição reduzir a alíquota de 20% para 18%.
Essa conta deve ser debitada aos 13 deputados estaduais que votaram para reduzir a arrecadação do Estado.
Portanto, e que fique dito: a responsabilidade fiscal não é dever apenas do governo, mas de todos os agentes públicos envolvidos.
FRASE
“Estamos nos organizando para receber o nosso presidente Lula”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN ao confirmar a visita de Lula ao Rio Grande do Norte
QUEM PAGA...
O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) avisou que não vai a nenhuma mobilização individual de candidatos a vereador de sua coligação. E decidiu que a sua agenda de campanha será individual. Os postulantes fizeram beicinho, mas balançaram a cabeça. Manda quem paga a conta, como diz a máxima.
NÃO TÁ FÁCIL
O PP de Mossoró deixou para a última hora o registro de candidaturas à Câmara Municipal. A ex-prefeita Rosalba Ciarlini, líder do partido, enfrentou dificuldade para formar nominata competitiva, dada a desistência de nomes como Cláudia Regina e Arlene Sousa. O prazo termina nesta quinta-feira.
LULA NO RN
O presidente Lula confirmou à governadora Fátima Bezerra que cumprirá agenda no RN. Está sendo preparada para entre o fim de agosto e a primeira semana de setembro. O presidente visitará Natal e, provavelmente, Mossoró. A governadora noticiou a vinda de Lula em sua rede social.
PROFESSORES
Do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN: “Prefeito e vereador que defendem o piso têm meu voto.” No estado, muitos gestores, que tentam renovar o mandato, ignoraram o piso do magistério em 2023. É o caso, por (mau) exemplo, de Allyson Bezerra (União Brasil) em Mossoró.
INELEGÍVEL
É pouco provável que a Justiça Federal defira o pedido de registro de candidatura do ex-deputado Souza em Areia Branca. Ele tem condenação em colegiado por improbidade administrativa, portanto, está inelegível. Mas ele vai insistir.
SEM DEBATE
Em Pau dos Ferros, a prefeita Marianna Almeida (PSD), que é candidata à reeleição, não vai ao debate organizado pela TCM. Foi orientada a evitar o debate direto com o ex-prefeito Leonardo Rêgo (PP), seu concorrente eleitoral.
É NOTÍCIA
1 - O Torresmofest chega hoje a Mossoró, trazendo gastronomia, música ao vivo e lazer para toda a família. Estrutura montada no estacionamento do Partage, com programação até domingo, 18. Na abertura, Cover Coldplay - Rubinho Gabba, às 20h.
2 - O Santander estima que o PIB potiguar deve aumentar 1,6% este ano. Se confirmada a expectativa, o RN terá crescimento abaixo do previsto para o PIB brasileiro, de 2% em 2024, e do Nordeste, 2,3%.
3 - O corpo de Thiago Almeida será sepultado hoje, às 9h, no cemitério Novo Tempo em Mossoró. Ele é uma das 62 vítimas da queda do avião da companhia Voepass.
4 - Dom Francisco de Sales celebra oito anos de Ordenação Episcopal. Ele foi bispo na cidade de Cajazeira-PB e hoje vive a Diocese de Mossoró
Tags: