Jornal de Fato
Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT), candidatos a prefeito de Natal, estão entre os 83 deputados federais que disputam as eleições municipais deste ano. São 74 concorrendo a vagas de prefeito, 2 de vice-prefeito e sete de vereador. A lista inclui 22 mulheres.
O número de deputados candidatos é superior às eleições de 2020, quando 59 disputaram vagas de prefeito e 7 de vice-prefeito - 66 no total.
Com isso, a corrida municipal deste ano volta ao patamar de eleições anteriores, como a de 2016, quando 82 deputados foram candidatos. A relação, divulgada pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, está dividida entre 61 deputados titulares e 22 suplentes.
No total, 16 partidos lançaram deputados como candidatos. As legendas com o maior número de deputados candidatos são o PT (18) e o PL (15). Em seguida vêm União (7 candidatos), PP, PSD e Republicanos (6 candidatos cada) e MDB (5). Cidadania, PDT, Podemos, PSB e PSOL lançaram três deputados candidatos cada. Completando a lista, com um candidato cada, estão Avante, PSDB, PV e Solidariedade.
Um fato que chama a atenção é o número de parlamentares que estão dispostos a trocar o mandato na Câmara Federal em Brasília por mandato de vereadores em seus municípios. São parlamentares candidatos à Câmara Municipal:
- Carla Ayres (PT) - Florianópolis/SC
- Daniel José (Podemos) - São Paulo/SP
- Eliza Virgínia (PP) - João Pessoa/PB
- Jones Moura (PSD) - Rio de Janeiro/RJ
- Luiz Antonio Corrêa (PP) - Valença/RJ
- Nitinho (PSD) - Aracaju/SE
- Priscila Costa (PL) - Fortaleza/CE.
Na lista também tem os parlamentes Bebeto (PL) - São João de Meriti/RJ e Rosangela Moro (PL) - Curitiba/PR que são candidatos ao cargo de vice-prefeito.
Capitais
Entre os candidatos a prefeito, 24 disputam vagas em 17 capitais – Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Luís e São Paulo.
No Rio de Janeiro há três deputados disputando a prefeitura. Outras oito cidades apresentam dois deputados concorrendo à mesma vaga de prefeito: Belo Horizonte, Campo Grande, Imperatriz, Manaus, Montes Claros, Natal, Niterói e São Paulo.
Paulinho e Natália lutam pelo segundo turno
Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT) lutam pela segunda posição na disputa pela Prefeitura de Natal, que tem o favoritismo do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), líder em todas as pesquisas registradas e divulgadas até aqui. Os dois parlamentares precisam avançar para garantir o segundo turno, sendo que apenas um deles passará para enfrentar Carlos.
Na última pesquisa divulgada, InterTV/Quaest, Paulinho e Natália aparecem empatados tecnicamente com 15% e 14 de intenção de votos, respectivamente, enquanto Carlos Eduardo lidera com 44%. O ex-deputado Rafael Motta (Avante) surge bem atrás, com apenas 4%. Nando Poeta (PSTU), com 1%, e Heró (PRTB), sem pontuar, completam a lista.
Paulinho aposta na influência do bolsonarismo para decolar. Ele tem o apoio do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do Republicanos, do atual prefeito Álvaro Dias.
Já Natália Bonavides, que tem o apoio da governadora Fátima Bezerra (PT), espera ser impulsionada pelo presidente Lula (PT), que prometeu participar da campanha em Natal. Bonavides acredita ser possível ultrapassar Paulinho e provocar o segundo turno das eleições.
Tags: