Segunda-Feira, 06 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 10 Set 2024 | redação Coluna César Santos: política sem limites e apostando na impunidade

Crédito da foto: Ilustrativa Batrulho nas manifestações de rua na campanha eleitoral

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

O prefeito de José da Penha, Raimundinho do PSD, disse em alto e bom som que tem “dinheiro guardado para gastar com o povo” de sua cidade e “quem achar que dinheiro guardado é coisa feia, que se dane.”

O vídeo viralizou nas redes sociais. Mas nem de longe é novidade por essas bandas sem lei.

Raimundinho, em momento supersincero, tornou público o que todo mundo sabe que ocorre e ninguém faz nada, inclusive, os órgãos de controle da coisa pública.

O prefeito da cidade alto-oestana certamente vai gastar o que tem guardado e, se achar ruim, “que se dane”, como diz ele.

Aliás, o Alto Oeste teve um fim de semana bem agitado.

Em Pau dos Ferros, após ter a tradicional missa do domingo interrompida pelo barulho da campanha da prefeita Marianna Almeida (PSD), o padre Talvacy, vigário paroquial, desabafou:

“O candidato ou candidata que não respeita a casa do Senhor e não respeita Nossa Senhora das Dores (padroeira da cidade), não é digno do voto.”

Marianna, sem abrir a boca, mandou um “que se dane” (à lá Raimundinho) ao fazer barulho na área da Matriz em busca da conquista do voto.

Essa turma segue a máxima: qual é o poder que não pode?

Que o cidadão-eleitor faça a sua parte.

 

FRASE

“O candidato ou candidata que não respeita a casa do Senhor, não é digno do voto”

PADRE TALVACY – vigário paroquial de Nossa Senhora das Dores, de Pau dos Ferros

 

TÁ PAGO

Mossoró passa a ter dois representantes na Assembleia Legislativa pelos próximos quatro meses. Isaac da Casca (MDB) assume mandato de Adjuto Dias (MDB), que se licenciou, dentro da negociação que acomodou o seu grupo na campanha do Allyson Bezerra (União). Isolda Dantas (PT) já estava lá.

 

“CORPO FECHADO”

O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) tem dito, sem pedir reservas, que está “blindado” e que nada o atingirá. Daí, a sua atuação sem limite e sem medo de ser alcançado pelos rigores da lei. Aliás, a oposição tem dito que bateu à porta aos órgãos de controle da coisa pública, mas nada feito até aqui.

 

APODI

A tradicional, e acirrada, disputa entre “bacuraus” e “bicudos” em Apodi está movimentando o comércio da cidade do Médio Oeste. Estourou a venda de camisetas com as cores verde, do candidato Sabino (MDB), e vermelha, do adversário Gilliard (PSD). Não há algo parecido na região e no RN.

 

RECONTAGEM

Ao afirmar que houve erro no Censo 2022, o IBGE reforça a necessidade de nova recontagem populacional em 2025. A Confederação Nacional dos Municípios, inclusive, afirma que a recontagem é imprescindível. Mossoró também precisa. A cidade não tem apenas 263 mil habitantes.

 

SÓ PROMESSA 16

Em 2020, o candidato Allyson Bezerra prometeu o Programa de Estímulo ao Pequeno Negócio Local, com a oferta de consultorias, capacitação e ferramentas de gestão às pequenas empresas de Mossoró. Não cumpriu. E fez pior ao priorizar contratos com empresas de outros estados.

 

13 MINISTÉRIOS

A deputada estadual de Minas pelo PT Macaé Evaristo é a nova ministra dos Direitos Humanos. Com a escolha, o partido passa a ter 13 das 39 pastas do governo do presidente Lula.

 

É NOTÍCIA

1 – Hoje faz 15 anos da partida do radialista e político Edmilson Lucena Barreto. Fez sucesso com o programa Cidade Aflita, que lhe rendeu mandato de vereador e a presidência da Câmara Municipal de Mossoró.

2 - Um dia após a influencer Deolane Bezerra anunciar que a “justiça será feita”, a Justiça lhe concedeu um habeas corpus. Ela foi presa na operação que investiga lavagem de dinheiro do crime por meio das Bets.

3 - A 39ª Feira da Cultura de Patu segue hoje com ampla programação em praça pública, como parte da Festa de Nossa Senhora das Dores. Tem show dos cantores Thiago Freitas e Israel Muniz, a partir das 21h.

4 - O secretário de Administração, Pedro Lopes, afirma que o Governo do RN manterá a palavra de realizar o concurso público da Saúde. É aguardar o edital.

Tags:

Coluna César Santos
política
eleições
Jornal de Fato

voltar