COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
Reportagem especial da Folha de S. Paulo destaca Mossoró como a cidade brasileira, com mais de 100 mil habitantes, que elegeu mais mulheres prefeitas nas últimas duas décadas.
Entre 2000 a 2020, a cidade teve Rosalba Ciarlini (reeleita em 2000), que já havia sido eleita prefeita em 1988 e 1996; Fafá Rosado, eleita em 2004 e reeleita em 2008; Cláudia Regina, eleita em 2012; e novamente Rosalba, eleita pela última vez em 2016.
Foi nas gestões comandadas por mulheres que Mossoró experimentou as suas melhores fases.
As gestões de Rosalba foram um marco das obras estruturantes e dos grandes projetos, que consolidaram o processo de desenvolvimento. As gestões de Fafá elevaram Mossoró a uma das cidades que mais se desenvolveram no país.
Cláudia não teve tempo para imprimir a sua marca (apenas 11 meses de 2013) porque teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral.
Vale destacar que nesse período a vice-prefeitura foi comandada por mulheres: Cláudia (de 2005 a 2008), Ruth Ciarlini (de 2009 a 2012) e Nayara Gadelha (de 2017 a 2020).
O processo de desenvolvimento da cidade foi interrompido pela péssima gestão de Silveira Júnior, considerada a pior da história de Mossoró. Silveira, entre 2014 e 2016, destruiu tudo que as gestões das ex-prefeitas haviam construído.
Nas eleições 2024, apenas uma mulher é candidata à prefeita, Irmã Ceição (PRTB), mas sem chance de vitória, o que significa que a cidade não terá as mãos operárias das mulheres de volta ao Poder.
E, certamente, elas continuarão fazendo muito falta.
FRASE
“Falta mulher na política. Eu tenho tanta vontade de vê-las de mãos dadas, se ajudando”
ELZA SOARES – Cantora brasileira, falecida em 2022, sentindo falta da mulher no poder
ESCÂNDALO...
O escândalo das contas públicas da gestão Allyson Bezerra (União) provocou os órgãos de controle. No centro da investigação, suspeita de falsificação de documentos e alteração de dados contábeis para conseguir o empréstimo de R$ 200 milhões. A investigação caminha a passos largos.
...DAS CONTAS
O Tribunal de Contas já notificou a Caixa Econômica. O Tesouro Nacional também vai colaborar com as investigações. A gestão Allyson apresentou relatórios ao TCE-RN e ao Tesouro com distorções que chegam a somar R$ 159 milhões. O caso é muito grave e os desdobramentos, inevitáveis.
AGENDA
Antes de instalar o gabinete em Mossoró, hoje, a governadora Fátima Bezerra (PT) entrega a obra de restauração da RN-117, trecho até Governador Dix-sept Rosado. Em seguida, a governadora instala o governo oficialmente na sede da Reitoria da Uern, às 10h, onde ficará até sábado, 28.
SÓ PROMESSA 28
O candidato Allyson Bezerra, em 2020, colocou no seu plano de governo a criação do Programa de Primeira Infância Melhor, que viabilizaria as visitas domiciliares. Não cumpriu e fez pior, uma vez que a assistência à infância praticamente não existe na gestão municipal de Mossoró.
USIBRAS
O empresário Assis da Usibras recepcionará a governadora Fátima Bezerra na matriz de Mossoró, localizada na BR-304, saída para Fortaleza. Entre os compromissos, a governadora assinará contratos do Polo Gás Sal, que beneficiará empresas do distrito industrial.
NOVO LOCAL
A Assembleia Universitária que celebrará os 56 anos da Uern, amanhã, 27, será realizada no Requinte. Tradicionalmente é realizada no Teatro Dix-huit Rosado, mas o templo da cultura foi abandonado pela gestão Allyson Bezerra.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 1995, o 30 de Setembro passava a se chamar de bairro Vingt Rosado, em homenagem ao deputado federal e líder político de Mossoró. Iniciativa da vereadora Maria Lúcia e do vereador Joalba Vale, aprovada na Câmara.
2 - O Verão das Antigas 2025 terá o baiano Netinho, a rainha do forró Eliane, o sambista André da Mata e Robinz-Band. É a maior festa do verão de Tibau, dia 4 de janeiro, no Álibi.
3 - Nesta data, em 1986, o prefeito Dix-huit Rosado transferia a sede da Prefeitura de Mossoró para o casarão do ex-prefeito Duarte Filho, denominando de “Palácio 13 de Junho”, ou “Palácio da Resistência.
4 - A partir desta data, em 2014, o Corredor Cultural de Mossoró ganhou o nome do professor Antônio Gonzaga Chimbinho, por força da lei 3.132/2014.
Tags: