Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024

Postado às 07h30 | 28 Set 2024 | redação Governadora encerra agenda em Mossoró visitando obras em rodovia

Crédito da foto: Raiane Miranda - Assecom-RN Governadora Fátima Bezerra iniciou agenda na quinta-feira, 26, pela RN-117

Por Edinaldo Moreno - Jornal de Fato

O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) dará início às suas primeiras atividades em Mossoró a partir da próxima quarta-feira (2). A governadora Fátima Bezerra oficializou, nesta sexta-feira (27), a cessão do Teatro Lauro Monte, em Mossoró, para receber o Centro Cultural. A assinatura ocorreu no segundo dia da instalação do Governo do Estado em Mossoró, em virtude da Festa da Liberdade.

A cerimônia marca o estabelecimento da quarta unidade do CCBNB em todo o Nordeste, sendo a primeira nova unidade em 17 anos. A futura programação incluirá diversas atividades, como espetáculos teatrais, musicais, exposições de artes visuais e oficinas.

De acordo com Evineide Dias, superintendente de Marketing e Comunicação do BNB, enquanto o Teatro Lauro Monte Filho passa por melhorias, a população poderá participar de uma programação gratuita e diversificada em diversas regiões da cidade, com atividades voltadas para todas as idades.

Entre as ações previstas estão oficinas voltadas à comunidade criativa local, promovendo a cultura regional e fortalecendo a economia criativa. “Nossa intenção é promover a cultura local e fortalecer a economia criativa”, afirmou Dias. As atividades serão realizadas na praça em frente ao teatro, e a programação para os próximos meses será divulgada em breve.

Além disso, o Centro Cultural pretende estabelecer parcerias com outras instituições culturais da região Oeste potiguar. O Banco do Norte vai investir cerca de R$ 4 milhões por ano com atividades e agenda cultural. A secretária de Cultura do Estado, Mary Land Brito, pontuou que o equipamento vai permitir expandir as atividades de Mossoró para todo o Rio Grande do Norte.

“Mais do que um espaço físico, queremos construir um ambiente sólido e acolhedor, que seja referência para a cultura do Rio Grande do Norte. Com esse centro cultural, os artistas mossoroenses terão mais oportunidades de mostrar seu trabalho para o mundo e nossa cidade receberá manifestações artísticas de diversas regiões. A cultura é feita em todos os cantos do estado e estamos felizes por iniciar esse projeto em Mossoró. Damos as boas-vindas ao BNB e esperamos construir juntos um futuro promissor para a cultura de nossa cidade. Que este espaço seja palco de muitas alegrias e conquistas”, relatou.

A governadora Fátima Bezerra destacou que o projeto é parte de uma estratégia mais ampla de descentralização e acesso à produção cultural, destacando o impacto positivo para as artes de todo o Estado. “Neste mês que celebramos a história de luta e resistência de Mossoró, temos a honra de inaugurar um novo capítulo cultural na cidade. Agora, Mossoró se consolida como um polo cultural do Rio Grande do Norte”, sintetizou a governadora.

O diretor de planejamento do Banco do Nordeste, Aldemir Freire, pontuou que a chegada a Mossoró reafirma o compromisso da instituição com a economia criativa do Rio Grande do Norte. “O Teatro Lauro Monte Filho, um patrimônio histórico de Mossoró, será cuidadosamente restaurado e adaptado para receber uma programação cultural diversificada”, disse.

Segundo ele, serão investidos R$ 3 milhões em melhorias na infraestrutura, como a modernização da parte elétrica, a troca do piso e a instalação de novas cadeiras. A expectativa é de que o equipamento esteja pronto para uso ainda no primeiro semestre de 2025. “Acreditamos que o centro cultural será um espaço de encontro, troca e criação, fomentando a produção artística local e promovendo a inclusão social”, pontuou. Além disso, o prédio passará por reformas para se adequar à identidade visual e linguagens artísticas da nova instituição gestora.

 

Governo do RN encerra programação de três dias em Mossoró neste sábado

O Governo do Rio Grande do Norte encerra neste sábado (28) a transferência temporária da sede do governo em Mossoró. Consta na agenda atividades na Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Hospital da Mulher, Hospital da Polícia Militar e visitas a rodovias estaduais.

A instalação simbólica da sede do Governo na cidade ocorreu na última quinta-feira (26). A medida é autorizada pela Assembleia Legislativa e é uma tradição que reforça a integração entre o poder estadual e os municípios da região.

A transferência do governo coincide com a Festa da Liberdade, celebração anual que rememora importantes marcos históricos de Mossoró, como o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a resistência ao bando de Lampião e o pioneirismo no voto feminino. Esses acontecimentos reforçam o espírito de luta e resistência da cidade e são comemorados com orgulho pela população local.

A primeira ação do dia será o encerramento do governo temporário no município. A solenidade está marcada para as 9 horas, na Reitoria da UERN. A programação prossegue no Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia. A governadora realizará a abertura do setor de Pediatria da unidade.

Já às 10h30, a comitiva encabeçada pela chefe do executivo potiguar visitará o Centro Cirúrgico do Hospital da Polícia em Mossoró. Ainda na parte da manhã a governadora Fátima Bezerra visitará à RN-015, em Baraúna. A programação será encerrada, às 15h, com visita à RN-118, em Ipanguaçu.

 

Sábado, 28

9h - Encerramento do governo em Mossoró

Local: Reitoria da Uern

- 9h30 - Abertura do setor de pediatria do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia.

Local: Av. Prof. Antonio Campos – Presidente Costa e Silva

- 10h30 - Visita ao Centro Cirúrgico do Hospital da Polícia Militar de Mossoró

Local: Rua Aldemir Fernandes, S/N – Aeroporto.

11h30 - Visita à estrada RN-015 em Baraúna

Local: Entrada da cidade de Baraúna/RN

- 15h – Visita à estrada RN-118 – Ipanguaçu

Tags:

Mossoró
Governo do RN
política
administração

voltar