Domingo, 29 de dezembro de 2024

Postado às 09h15 | 09 Out 2024 | redação Coluna César Santos: a oposição em Mossoró precisa sair de dentro do fusquinha

Crédito da foto: Ilustrativa Fusquinha 76

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

A vitória acachapante do prefeito reeleito Allyson Bezerra (União Brasil) expôs as vísceras de uma oposição contaminada pela incapacidade de fazer o enfrentamento e, principalmente, de construir um projeto político sólido.

Com apenas 22,16% dos votos válidos, somando os votos de quatro candidatos que enfrentaram Allyson, a oposição saiu das urnas ainda menor e completamente desnorteada.

Isso ocorre por falta de uma liderança que conduza o processo.

A ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) abriu mão dessa missão, optando por apoio pontual que não acrescentou absolutamente nada.

O presidente da Câmara, Lawrence Amorim (PSDB), poderia ser a melhor opção, mas ele tomou decisões erradas e não soube fazer a leitura do processo. Saiu menor das urnas.

Diante deste cenário, pergunta-se: quem vai construir uma nova oposição em Mossoró?

Pela fragilidade dos personagens atuais, é muito provável que será preciso surgir uma nova liderança, capaz de construir um grupo forte para fazer frente ao ocupante do poder. Esse novo líder pode perfeitamente sair da costela do chefe do Palácio.

Seja quem for, é preciso tirar a oposição de dentro do fusquinha.

 

FRASE

“Muita gratidão, Mossoró”

DR. CUBANO – Médico cubano ao agradecer a eleição para vereador de Mossoró

 

JUSTO

A Educação e os servidores públicos efetivos foram decisivos para a reeleição da vereadora Marleide Cunha (PT). Ela foi única na atual legislatura a lutar pelos professores e servidores, principalmente no momento que o prefeito Allyson Bezerra retirou direitos. Foram 3.408 votos de justiça.

 

PRESIDENTE

O líder da bancada governista Genilson Alves (União Brasil) será o próximo presidente da Câmara Municipal de Mossoró. Compromisso firmado pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) e que será cumprido. Allyson não tem nenhum motivo para quebrar a palavra e não confiar no seu líder fiel.

 

KADINHO

O suplente de vereador Kadinho (REDE) assume hoje mandato na Câmara de Mossoró, na vaga do vereador licenciado Isaac da Casca (MDB), que cumpre mandato interino de deputado estadual. O ato será publicado no Diário Oficial (DOM). Kadinho ficará na Câmara até 31 de dezembro.

 

DR. CUBANO

O cubano Yoanis Infante Rodriguez entra para a história da política de Mossoró como o primeiro estrangeiro eleito para vereador. Dr. Cubano, como é conhecido, foi o único eleito pelo PSDB com 1.515 votos.

 

DR. CUBANO II

Dr. Cubano chegou a Mossoró em 2014, juntamente com outros 14 médicos de Cuba para trabalhar no programa Mais Médicos.  Concluído o contrato, ele decidiu ficar. Naturalizou-se brasileiro e construiu a sua história como mossoroense.

 

LEALDADE

Na segunda gestão, o prefeito Allyson Bezerra terá uma bancada dentro da bancada governista, formada por vereadores que foram eleitos com a sua estrutura. No caso os novatos Thiago Marques e John Kenneth, do SDD; Petras Vinícius, João Marcelo, Vladimir Cabelo de Negro, Alex do Frango e Kayo Freire, do PSD.

 

É NOTÍCIA

1 - A Feira do Livro de Mossoró será aberta hoje com um tributo especial ao poeta popular Antônio Francisco. O evento ocorrerá no Palco das Letras, no prédio da Faculdade de Educação da Uern, às 19h30.

2 - Dos 3 mil prefeitos e prefeitas que tentaram reeleição, 2.444 venceram nas urnas. Uma média de oito em cada 10 gestores. No Rio Grande do Norte, o índice de reeleição alcançou a taxa de 85,71%, segundo dados do TSE.

3 - No Rio Grande do Norte, 41 municípios serão administrados por mulheres. Destaque para Parnamirim, a terceira maior cidade, onde a professora Nida foi eleita prefeita.

4 - Mossoró decidiu recuar da presença da mulher na política. A Câmara Municipal terá apenas duas mulheres na próxima legislatura: Marleide Cunha e Plúvia, ambas eleitas pelo PT.

Tags:

Coluna César Santos
política
Mossoró
opinião

voltar