Domingo, 29 de dezembro de 2024

Postado às 12h45 | 10 Out 2024 | redação Coluna César Santos: partidos de botina reduzem presença da mulher na política de Mossoró

Crédito da foto: Edilberto Barros - CMM Plenário da Câmara de Mossoró terá apenas duas mulheres na próxima legislatura

POLÍTICA DE BOTINAS

Nas eleições de 2016, os eleitores e eleitoras de Mossoró escolheram duas mulheres para governar a cidade, a prefeita Rosalba Ciarlini e a vice-prefeita Nayara Gadelha, e mandou cinco mulheres para a Câmara Municipal: Izabel Montenegro, Sandra Rosado, Isolda Dantas, Maria das Malhas, Aline Couto.

Além disso, o Legislativo passou a ser presidido por uma mulher, Izabel Montenegro, e Rosalba nomeou mais de uma dezena de mulheres para pastas importantes da administração pública como Saúde, Educação, Social, Infraestrutura, Cultura, entre outras.

Pois bem.

Esse foi o último período da gestão pública que as mulheres tiveram espaço, vez e voz. Em 2020, houve um recuo preocupante, com apenas três mulheres eleitas e poucas mulheres nomeadas para a gestão de um homem no Executivo: Allyson Bezerra.

A situação piorou terrivelmente no pleito 2024. Apenas duas mulheres eleitas para a Câmara: Marleide Cunha e Plúvia, ambas do PT, e nenhuma mulher para o Executivo.

Isso é consequência da ação da maioria esmagadora dos partidos que continuam machistas e sem nenhuma política de incentivo à mulher.

Infelizmente, na terra que registrou a primeira eleitora da América Latina, Celina Guimarães, os partidos de botinas seguem chutando a história.

 

FRASE

“Estamos fazendo história com um mandato atuante e política feita para o povo”

MARLEIDE CUNHA – Vereadora reeleita como a mais votada da história do PT em Mossoró

 

CUBANOS

Além de Dr. Cubano eleito em Mossoró, outros dois médicos cubanos trazidos pelo programa Mais Médicos foram eleitos no Brasil este ano: Dr Lazaro (União), em Arame (MA), e Angel Alfonso, em Mineiros do Tietê (SP). Dr. Cubano estará no Cafezinho com César Santos do próximo sábado, 12.

 

IGNORADO

Até esta quarta-feira, 9, Dr. Cubano não havia recebido ligação do presidente estadual do seu partido, o PSDB, Ezequiel Ferreira, ou do comando local da sigla. Simplesmente foi ignorado, mesmo com o feito histórico de ser o primeiro estrangeiro eleito vereador em Mossoró e no Rio Grande do Norte.

 

NATAL

O segundo turno de Natal terá o remake Lula X Bolsonaro. O presidente está presente no palanque de Natália Bonavides (PT) e o vice-presidente estará na capital pedindo votos para o seu candidato Paulinho Freire (União). O mesmo acontecerá em Fortaleza, onde PT e PL disputam a Prefeitura.

 

OS SETE

Os sete vereadores governistas que sobraram nas urnas estão aguardando a convocação do Palácio para discutir a aprovação do orçamento 2025. Um ponto de negociação será o limite de remanejamento do orçamento, hoje ilimitado.

 

EM PARIS

A colunista social Marilene Paiva, companheira do Jornal de Fato com a sua coluna diária “Gente de Fato”, afivela as malas para viagem especial a Paris. A convite da Divine Académie ela lançará o seu livro “Para todo mal, a cura” no Carrousel du Louvre, no dia 20 deste mês.  

 

VISUAL

Nesta data, em 2003, a prefeita Rosalba Ciarlini inaugurava o Centro de Apoio ao Deficiente Visual, na época dirigido por Marlos Fernandes. Quando saiu da Prefeitura, na última gestão, Rosalba deixou recursos do Finisa para reforma da sede, até hoje não aplicados pela gestão Allyson Bezerra.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1935, começava a circular o jornal impresso “A Voz do Estudante”, patrocinado pelo Centro Estudantil Mossoroense (CEM). O jornal direcionado para a luta estudantil na cidade. 

2 - Nesta data, em 1997, Mossoró ganhava a casa de show Festasso, em frente ao antigo Sirva-se, hoje Rebouças. A festa de inauguração teve Mastruz com Leite, Magníficos e a banda caicoense Circuito Musical. 

3 - A imagem peregrina de Santa Luzia vai começar neste domingo, 13, a sua missão de 50 dias, até voltar para Mossoró em 1º de dezembro. É o início da programação religiosa da Festa da padroeira dos mossoroenses. 

4 - Os terceirizados da Prefeitura de Mossoró, matriculados na empresa Clarear, ainda não receberam os salários de setembro. Nem tem previsão.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
política
Câmara Municipal

voltar