Domingo, 29 de dezembro de 2024

Postado às 09h15 | 10 Out 2024 | redação Cubano trazido pelo Programa Mais Médicos faz história na política de Mossoró

Crédito da foto: Jornal de Fato Yoanis Infante Rodriguez, o Dr. Cubano, eleito vereador com 1.515 votos

Por César Santos – Jornal de Fato

O médico cubano Yoanis Infante Rodriguez fez história nas eleições municipais do último domingo, 6, ao se transformar no primeiro estrangeiro eleito em Mossoró. Filiado ao PSDB, Dr. Cubano, como é chamado carinhosamente na cidade, recebeu 1.515 votos à Câmara Municipal, sendo o único eleito do seu partido.

O feito de Dr. Cubano torna-se ainda maior, visto que ele é o primeiro estrangeiro a se eleger vereador no Rio Grande do Norte.

Nascido na cidade de Bayamo, estado de Granma, na região oriental de Cuba, Yoanis, 43 anos, chegou ao Brasil em 2014 atraído pelo programa Mais Médicos. Ele e outros 13 cubanos foram encaminhados pelo governo brasileiro para servir a Mossoró. No dia 3 de maio daquele ano, a comitiva era recebida na cidade pela gestão da saúde municipal.

Entre 2014 a 2018, Dr. Cubano serviu ao Mais Médicos atendendo as pessoas mais carentes nos bairros da periferia, com destaque para o Boa Vista, zona sul de Mossoró. E entre 2020 e 2021, serviu aos moradores do antigo bairro Malvinas, na zona leste da cidade.

Encerrado o contrato com o Governo Federal, ele decidiu ficar, principalmente porque já havia sido acolhido pelas famílias de Mossoró. Dr. Cubano passou a trabalhar na farmácia de uma família amiga, localizada no Boa Vista, onde atendia as pessoas que o procuravam para consultar, sem cobrar nada. Daí, ganhou popularidade, com o seu nome sendo respeitado e querido principalmente nas comunidades em que ele prestou serviços médicos gratuitos.

Dr. Cubano, formado em Medicina na turma de 2010 da Universidade Filial Ciências Médicas de Bayamo, trouxe a mãe, dona Madelina Rodrigues, para morar em Mossoró, enquanto o seu pai, William Infante, ficou em Cuba com os seus três irmãos.

“Desde que cheguei aqui fiz muito pelas pessoas que precisavam de atendimento médico. A partir daí, além dos serviços prestados à cidade, eu fui ganhando a amizade e simpatia das famílias, principalmente aquelas de bairros da periferia, aonde as políticas públicas chegam pouco”, conta Dr. Cubano em entrevista ao Jornal de Fato.

Antes mesmo do mandato conferido pelo voto popular e que ele exercerá a partir de janeiro de 2025, Dr. Cubano já afirmava a gratidão que tem pelo povo de Mossoró. “A gratidão das pessoas, aquelas mais humildes atendidas pelo Mais Médicos, fez com que eu ficasse ainda mais apaixonado por Mossoró. Foi aí que decidi ser brasileiro naturalizado, ser mossoroense, filho desta terra que me adotou com muito calor humano”, afirma.

Com as amizades construídas e a popularidade de “médico do povo”, Dr. Cubano decidiu entrar para a política, devidamente incentivo pelos amigos mais próximos. “As pessoas de Mossoró abriram as suas portas para mim, abriram os seus braços para me abraçar. Senti esse calor humano durante a campanha, em cada visita que eu fazia, por isso, tinha a certeza que fiz a escolha certa”, pontua.

“Comecei a ver que a política está presente em todo o momento. Sempre acreditei muito na política porque entendo que a política é um ato nobre de fazer caridade. Então, partindo desse princípio, a gente pode usar a política para fazer muito mais pelas pessoas”, afirma.

Agora, com compromisso maior com Mossoró, que é o mandato de vereador, o estrangeiro mais mossoroense da história garante que fez o certo ao decidir trocar Cuba pelo Brasil, Bayamo por Mossoró, e justifica no amor que tem pela terra de Santa Luzia:

“Cheguei aqui ouvindo que quem bebia a água de Mossoró ficava, mas acredito que eu fui até o fundo do poço e tomei toda a água de Mossoró, porque sou apaixonado para esta cidade, por este povo que me acolheu tão bem”, define.

Apoio de Aldo Arraes foi importante para a vitória de Dr. Cubano

Yoanis Infante Rodriguez afirma que fez amizade por toda Mossoró, mas tem uma amizade que foi decisiva para a sua permanência na cidade e, agora, por sua eleição. Aldo Arraes e Cláudia Costa estenderam a mão quando o Dr. Cubano havia encerrado o vínculo com o programa Mais Médicos e estava prestes a retornar para Cuba.

Os dois exerceram papel fundamental, mas coube a Aldo Arraes apostar na entrada do amigo para a política. Arraes já carregava a política partidária no seu currículo, inclusive, tendo participado diretamente de disputa eleitoral em Mossoró.

Aldo Arraes foi candidato a vereador nas eleições de 2016, quando recebeu 640 votos, e no pleito de 2020, tendo obtido 631 votos. Essa base foi importante para fortalecer o projeto vitorioso de Dr. Cubano.

“Nós já tínhamos uma base de eleições anteriores, o que viabilizou a candidatura de Dr. Cubano”, avalia Aldo Arraes, que coordenou a campanha do amigo à Câmara Municipal. “Esse apoio foi decisivo para a nossa eleição. Por isso, sou muito grato por tudo que estão fazendo por mim”, disse Dr. Cubano.

Tags:

Mossoró
política
Mais Médicos
eleições
Dr. Cubano

voltar