COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
A campanha eleitoral passou, mas três temas que foram bastante explorados pela oposição não podem sair da pauta:
1 – discrepâncias entre os relatórios que a gestão Allyson Bezerra (União Brasil) entregou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e ao Tesouro Nacional para viabilizar o empréstimo de R$ 200 milhões junto à Caixa;
2 – a destruição do Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira;
3 – o fechamento do Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
No primeiro caso, uma investigação está ocorrendo no âmbito do Ministério Público e da Polícia Federal. Se comprovado o erro, grave, que se diga, o prefeito terá enorme dificuldade de se manter na cadeira principal do Palácio da Resistência.
No segundo caso, o Nogueirão precisa ser protegido pela população para que o bem público não seja entregue à iniciativa privada, com enorme risco de encher os bolsos de alguns poucos e, por gravidade, decretar o fim do futebol mossoroense.
No terceiro caso, o templo da cultura mossoroense está fechado desde fevereiro quando ocorreu um início de incêndio. A partir daí, a cultura desceu ao degrau menor, sem qualquer trabalho de recuperação.
Pois bem.
Essas três pautas não podem ficar perdidas em meio ao oba oba do prefeito, afinal, Mossoró é maior do que todos.
Do contrário, passe a régua e feche a conta.
FRASE
"Não há dúvida que houve fraude”
TONY FERNANDES – Líder da oposição na Câmara de Mossoró que estourou o escândalo das contas públicas do município
DECIDIDO
O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) decidiu: o vereador eleito Thiago Marques (Solidariedade) será eleito e reeleito presidente da Câmara Municipal de Mossoró para os quatro anos da Legislatura que começa em 2025. Com 15 vereadores governistas, a decisão do prefeito não será questionada.
MIMIU
O popular Mimiu foi aconselhado para comprar o paletó da posse. Primeiro suplente do PSD, com 1.614 votos, ele será abençoado pelo prefeito Allyson. Um vereador eleito do PSD será chamado para o secretariado para Mimiu ocupar a vaga na Câmara Municipal de Mossoró a partir de 2025.
SÓ UM
No primeiro momento, o prefeito Allyson vai puxar apenas um vereador eleito pela oposição: o Dr. Cubano (PSDB). O estreante será o 16º da bancada governista a partir de janeiro de 2025. Ficarão cinco na oposição: Marleide Cunha e Plúvia, do PT; Jailson e Mazinho, do PL; e Cabo Deyvison, do MDB.
ENXURRADA
Entre esta quarta-feira, 23, e sábado, vésperas do segundo turno, 14 pesquisas serão divulgadas em Natal. Todas estão registradas no TSE. Para os mais atentos, os números serão simpáticos aos concorrentes Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT), menos a verdade, com pouca exceção.
PROFESSOR
A Prefeitura de Natal vai realizar concurso público para contratação de 710 professores e professoras para o quadro efetivo. Serão 450 vagas destinadas à educação infantil e fundamental, e 260 destinadas a professores e disciplinas específicas. O edital será publicado em 30 dias.
MAIS UMA ETAPA
A Brisanet ultrapassou a marca de 1,4 milhão de clientes em setembro. A maior provedora de internet do Nordeste cresceu 16% no último mês, chegando à marca de 223 mil clientes.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 1996, partia Jerônimo Dix-huit Rosado Maia, um dos homens mais éticos e de espírito público que Mossoró já teve. Cumpria o terceiro mandato de prefeito quando o seu coração parou debater aos 84 anos. Também foi deputado estadual, federal e senador.
2 - O futuro prefeito ou prefeita de Natal terá um orçamento de R$ 5,298 bilhões para administrar em 2025. Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT) estão na disputa.
3 - A RN-117 ficou um tapete entre Mossoró e Dix-sept Rosado, mas segue esburacada entre Dix-sept Rosado e Caraúbas. O governo precisa lançar logo o segundo lote da restauração das estradas.
4 - O mercado financeiro elevou a estimativa da inflação deste ano de 4,39% para 4,5%. E a previsão do PIB subiu de 3,01% para 3,05%, segundo o BC.
Tags: