Por g1 Minas — Belo Horizonte
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi reeleito neste domingo (27).
Fuad conseguiu reverter o resultado do 1º turno, quando ficou em segundo lugar. No dia 6 de outubro, o prefeito recebeu 336.442 votos (26,54%), enquanto Bruno Engler obteve 435.853 (34,38%).
As pesquisas Quaest e Datafolha de 2º turno já mostravam Noman numericamente na frente, em uma disputa apertada. Na Quaest deste sábado (26), o então candidato à reeleição tinha 52% dos votos válidos, e Bruno Engler, 48%. Já o Datafolha apontou 53% dos votos para Fuad, e 47% para Engler.
Ao longo da campanha de 2º turno, Fuad recebeu apoio da ex-candidata Duda Salabert (PDT), quinta colocada na primeira etapa da disputa, e de Rogério Correia, que concorreu à prefeitura pelo PT e terminou na sexta posição. O PSOL e a Rede também declaram apoio ao prefeito.
Fuad Noman era vice-prefeito de Belo Horizonte e assumiu a gestão do município em março de 2022, quando Alexandre Kalil deixou o cargo para disputar o governo de Minas Gerais.
O prefeito reeleito tem 77 anos. Mineiro de BH, ele é economista e já assumiu, entre outras funções, a de diretor do Banco do Brasil, secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, secretário estadual da Fazenda e de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais e secretário municipal da Fazenda da capital. É casado, tem dois filhos e quatro netos.
Em julho deste ano, Fuad anunciou que estava tratando um linfoma não Hodgkin (LNH), câncer que tem origem nas células do sistema linfático. Neste mês, ele afirmou que foi liberado do tratamento.
O vice-prefeito eleito, Álvaro Damião (União Brasil), é jornalista e atua há cerca de 30 anos na área. Em 2016, foi eleito vereador de Belo Horizonte, com 10.869 votos, e, em 2020, reeleito, com 12.742 votos.
Tags: