O 55 É A BOLA DA VEZ
A disputa pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante deixou sequelas na relação do PSD e PT do Rio Grande do Norte. O prefeito eleito Jaime Calado reclama que teve que enfrentar um “jogo pesado” para vencer nas urnas o prefeito petista Eraldo Paiva.
O “jogo pesado” a que Calado se refere foi a estrutura do PT levada para São Gonçalo.
Isso, porém, não significa que o PSD está fechado para o PT. Mas a relação precisa ser discutida, se houver interesses convergentes.
A esposa de Jaime Calado, senadora Zenaide Maia, que preside o partido no RN, segue vice-líder do governo Lula e, também, ocupando espaços na estrutura do governo. A relação em Brasília não foi abalada.
Agora, o que interessa ao PSD potiguar é fortalecer o projeto eleitoral de 2026.
A princípio, Zenaide buscará a reeleição, sem fechar portas para direita, esquerda ou centro. A coluna ouviu, de bastidores, que Jaime-Zenaide pode construir um caminho com o prefeito reeleito de Mossoró, Allyson Bezerra, que é filiado ao União Brasil, mas pode perfeitamente sair para o PSD, caso o seu partido não respalde a sua vontade de ser candidato a governador.
Nesse caso, Allyson seria ideal para formar chapa com Zenaide. Essa é uma possibilidade palpável.
O PSD terminou a campanha 2024 como o terceiro maior partido do RN, elegendo 21 prefeitos, atrás apenas de MDB (45) e União (26). Seguiu a onda do PSD nacional que foi o partido que elegeu mais prefeitos e prefeitas no país, em 887 municípios, sendo cinco capitais, e que ganhou casca para se apresentar à próxima corrida eleitoral.
O 55 é a bola da vez.
FRASE
“Nós não temos preconceito, nem com a direita, nem com a esquerda”
JAIME CALADO – Prefeito eleito de São Gonçalo e esposo da senadora Zenaide Maia sobre alianças do PSD para 2026
AUDITORIA
Jaime Calado (PSD) afirma que vai fazer auditoria nas contas da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante assim que assumir o cargo de prefeito em 2025. Ele não cita, mas o foco principal será o empréstimo de 30 milhões de dólares contraído pela atual gestão do prefeito Eraldo Paiva (PT).
FIO DA MEADA
O caso das graves inconsistências nas contas da gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) avança para um patamar insustentável. A lupa passada em documentos no Tribunal de Contas (TCE-RN) descobriu distorções gravíssimas e que o gestor terá enorme dificuldade para explicar.
ART. 19
Passando a vista na Lei Federal 7.492, de 16 de junho de 1986, o titular da coluna se deparou com o Art. 19, que versa sobre as consequências de um gestor “obter, mediante fraude, financiamento em instituição financeira” - Pena: reclusão de dois a seis anos de reclusão e pagamento de multa.
CAIXA
Patu vai ganhar uma agência da Caixa Econômica Federal, com abertura em 2025. Nesta terça-feira, o prefeito Rivelino Câmara assinou o contrato para a construção da agência. As obras serão iniciadas logo e ficarão prontas no primeiro semestre do próximo ano.
CAIXA II
A agência de Patu terá um papel importante na prestação de serviços e no processo de desenvolvimento econômico e social na região do Alto Oeste potiguar. Essa é a luta travada pelo prefeito Rivelino e caminha para melhor resultado possível.
AUXÍLIOS
Os deputados estaduais aprovaram projeto que dispõe sobre concessão de auxílio alimentação e auxílio saúde aos membros e servidores da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte. A proposta não enfrentou resistência na sessão plenária desta terça-feira, 5.
É NOTÍCIA
1 - O vereador reeleito Lucas das Malhas (União) propõe uma audiência pública para debate sobre a situação do Terminal Rodoviário Diran Ramos do Amaral. Há necessidade urgente de recuperar a estrutura física da rodoviária, bastante avariada.
2 - Nesta data, em 1981, a Escola Estadual Abel Coelho ganhava a Biblioteca Lauro da Escóssia e a Sala de Leitura José de Freitas Nobre. Na época, a escola era referência de ensino público de qualidade em Mossoró.
3 - Em 2009, nesta data, era inaugurada Unidade Básica de Saúde no Alto Sumaré, batizada de “Vereador Lahyre Rosado”. Obra da segunda gestão da ex-prefeita Fafá Rosado.
4 - Mossoró tem 1.007 pacientes de diabetes na fila para consulta com endocrinologista e 270 pessoas à espera de cirurgião vascular. Imagem da saúde pública.
Tags: