O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) convocou, na sessão plenária desta terça-feira, 12, sessão preparatória para eleição da Mesa Diretora (biênio 2025-2027), que será realizada quarta-feira, 13, em horário regimental, às 10h30.
Ezequiel citou que a decisão será em cumprimento às várias decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à antecipação da eleição da Mesa Diretora da ALRN e de algumas Assembleias Legislativas do país.
"Movidos pelo senso de justiça e de boa fé, reforçando o ambiente democrático que sempre tivemos nesta Casa e também por uma questão de segurança jurídica e de cumprimento rigoroso do Regimento Interno, faço uso das prerrogativas e com absoluta transparência convoco uma sessão preparatória a fim de se realizar uma nova eleição para a Mesa Diretora, na forma do artigo 36 do Regimento Interno e de acordo com os precedentes jurisprudenciais", disse Ezequiel Ferreira, na abertura dos trabalhos legislativos.
O presidente renovará o mandato, uma vez que tem o apoio da maioria da Casa. Ezequiel preside a Assembleia Legislativa desde 2015. Ele foi reeleito em 2023, mas o STF está anulando todas as eleições nas casas legislativas que foram realizadas de forma antecipadas.
Após Ezequiel anunciar as novas eleições, houve manifestação de apoio em plenário. O deputado Nelter Queiroz (PSDB) externou apoio à atual gestão. "Um mandato transparente e, com todo o respeito às gestões anteriores, foi na atual gestão que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com um mandato transparente, mais avançou", afirmou.
Tags: