Jornal de Fato
O Conselho Universitário (CONSUNI) definiu o calendário do processo da sucessão na Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para o quadriênio 2025-2019. O edital será publicado no dia 22 deste mês no Diário Oficial do Estado.
Está definido que o registro das candidaturas poderá ser feito nos dias 2 a 4 de dezembro de 2024; a campanha eleitoral será realizada no período de 17 de fevereiro a 14 de março de 2025; e professores, técnicos e estudantes vão às urnas no dia 18 de março.
Para a realização das eleições, será adotada a plataforma web Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição). A publicação do resultado está prevista para o dia 19 de março. No dia 14 de abril, será feito o envio à governadora do Estado dos nomes dos eleitos pela comunidade acadêmica.
Por meio da portaria Nº 107/2024-GR/UERN de 12 de novembro de 2024, foram nomeados para conduzir o processo eleitoral: Armando Lúcio Ribeiro; Ceres Germanna Braga Morais; Geovani Carlos de Andrade Filho; Jônatas Marques de Andrade; Juce Ally Lopes de Melo; Marcicleide Pereira Lins; e Venaide Maia Dantas.
Reeleição
A reitoria Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas serão candidatos à reeleição. Há um cenário favorável dentro da instituição construído por uma série de ações e resultados históricos, como a consolidação do processo de autonomia financeira da Universidade, conquistada em 2022.
A partir daí, a Uern iniciou uma fase e viabilizou avanços importantes, inclusive, estruturais. Várias obras estão em andamento e outras previstas como a reforma do antigo clube Aceu, localizado no centro de Mossoró, que era uma reivindicação antiga da comunidade universitária e da sociedade em geral.
A professora doutora Cicília Maia Leite foi eleita em 2021 com 63,45% dos votos válidos para o quadriênio 2021-2025. Com a conquista, ela passou a ser a terceira mulher a chegar à reitoria da Uern, em 52 anos de história, sendo a segunda pelo voto direto.
Cicília Maia alcançou 2.218 votos (63,45%), contra 1.094 (24,10%) do professor Paulinho Silva, e 650 (12,45%) do professor Adalberto Veronese, seus concorrentes. O resultado colocou a professora Cicília Maia em vantagem nos três segmentos da universidade (estudantil, técnico e docente).
Ao seu lado, o professor Chico Dantas foi eleito vice-reitor com 62,16% dos votos válidos. Ele obteve 2.157 (62,16%) votos, contra 1.141 (21,15%) da professora Kelânia Freire e 654 (12,17%) da professora Maria José Vidal.
Cicília Maia preside entidade que reúne reitores de todo o país
Cicília Raquel Maia Leite é natural de Mossoró/RN, graduada em Ciência da Computação pela Uern (2003), Mestre em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (2005), doutora em Engenharia Elétrica e da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2011), e possui Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology – MIT/EUA (2013).
Atualmente, além da reitora da Uern, Cicília é presidente da Associação Brasileira de Reitores e Reitoras de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).
Servidora efetiva da Uern desde 2006, é professora Adjunta IV, lotada no Departamento de Informática, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), no Campus Central, onde ministra aulas no curso de graduação em Ciência da Computação.
Professora permanente do Programa de Pós- Graduação em Ciência da Computação – Associação Ampla UERN/UFERSA, tem experiência em pesquisas em Engenharia de Software, Informática Médica e Tecnologias Assistivas.
Com experiência no campo da gestão universitária, desempenhou funções diversas na Uern. Foi Assessora de Captação de Recursos e Diretora de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE); Subchefe do Departamento de Informática – DI/FANAT; Diretora da Diretoria de Admissão, Registro e Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – DIRCA/PROEG; Assessora Técnica da Reitoria; e atualmente exerce a função de Chefe de Gabinete da Reitoria da UERN.
Tags: