Sexta-Feira, 15 de novembro de 2024

Postado às 08h00 | 15 Nov 2024 | redação Coluna César Santos - quem vai salvar o Brasil?

Crédito da foto: Ilustrativa Fake news e discurso de ódios nas plataformas digitais

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio (18 de junho) para alertar sobre as consequências devastadoras da amplificação desse método, que se caracteriza por difundir mentiras e desinformação, seja on-line e/ou off-line. Mais do que ameaçar a paz e o progresso, o discurso de ódio está adoecendo as pessoas.

No ambiente político, sobretudo na guerra pelo poder, o método é usado para alimentar o medo e a polarização, via incitação à violência e tensões exacerbadas. As plataformas de mídia social dão amplitude e velocidade à prática, tornando-se a via mais perigosa das relações sociais.

A consequência disso são atos extremos como registrados no mundo.

No Brasil, o discurso de ódio respira assustadoramente pelo pulmão manchado da polarização política e alimentado pela direita X esquerda, bolsonarismo X lulismo. Esse processo canceroso se agravou a partir das eleições de 2018, com metástase na corrida presidencial 2022

As narrativas enlatadas, que visam silenciar o outro lado, trouxeram consequências cada vez mais atrozes. Personagens como Adélio Bispo (Psol) e Tiu França (PL) .são parte de grupos vulneráveis, vítimas de narrativas de “pessoas boas” que contaminam mentes frágeis. Bombas-relógios que explodem em dia de fúria.

O fato é que estamos diante de um fenômeno tóxico e destrutivo, sem um antídoto para combater este mal e sem perspectiva de tempos melhores, até porque as nossas instituições, que deviam ser os laboratórios da fórmula da cura, também estão adoecidas.

Quem vai salvar o Brasil?

 

FRASE

“Perdemos a luz da alma para a escuridão do ódio”

LUÍS ROBERTO BARROS – Presidente do Supremo Tribunal Federal

 

AMEAÇAS

O delegado José Vieira, da 39ª Delegacia de Polícia Civil, concluiu a investigação de suposta ameaça ao prefeito Allyson Bezerra (União) e remeteu os TCOs à Justiça. Numa das ameaças, o acusado escreve ao prefeito nas redes sociais: “Cuidado nos bandido9s não lhe apagar seu ladra8”.

 

VAI AO TSE

A pendenga jurídico-eleitoral em Areia Branca vai subir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), qualquer que seja a decisão do TRE-RN. As duas partes envolvidas estão com escritórios competentes para esticar a disputa. O razoável é esperar que a cidade terá novas eleições para definir o prefeito.

 

PREFEITO

Nesta data, em 1972, Jerônimo Dix-huit Rosado Maia era eleito prefeito de Mossoró pela primeira vez. Candidato pela Arena, ele recebeu 16.194 votos, vencendo o jornalista Lauro da Escóssia, do MDB, que obteve 11.995 votos. Dix-huit foi eleito prefeito mais duas vezes, em 1982 e 1992.

 

PREFEITA

Em 1988, nesta data, a pediatra Rosalba Ciarlini conquistou a sua primeira vitória eleitoral, elegendo-se a primeira mulher prefeita de Mossoró. Rosalba (PDT) venceu com 37.307 votos (49,7%), superando Laíre Rosado (MDB), 30.226 (40,2%); e Chagas Silva (PT), que obteve 2.507 (3,3%).

 

INÉDITO

Mossoró sediará o primeiro jogo da final inédita do Campeonato Brasileiro de Futsal entre Apodi e Fortaleza, neste domingo, 17, no Ginásio Pedro Ciarlini, às 9h. O investimento no esporte em Apodi dá resultado e mata de inveja os desportistas mossoroenses.

 

LYNDERSOM

A banda LynderSom, que surgiu em Mossoró na década e 80 e fez sucesso até o fim da década de 90, está de volta aos palcos. A nova fase será marcada com gravação de um DVD na cidade de Pau dos Ferros, no dia 30 deste mês.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1908, o governador Alberto Maranhão criava o Grupo Escolar 30 de Setembro, em Mossoró, o primeiro do gênero a ser instalado no interior do RN.

2 - A Igreja Católica está preparando a missa de primeiro ano da partida do padre Sátiro Cavalcanti Dantas. Será celebrada no próximo dia 27, no Santuário de Santa Clara, 19h30.

3 - Há exatos quatro anos, Allyson Bezerra, então deputado estadual, era eleito prefeito de Mossoró, com 65.297 votos (47,52%), vencendo a então prefeita Rosalba Ciarlini, que recebeu 59.034 (42,96%).

4 - A avenida Presidente Dutra será interditada de hoje a domingo para as obras de duplicação das duas pontes. O trânsito deve fluir pelas avenidas Leste-Oeste e Vingt Rosado. A avenida será liberada na segunda-feira, 18.

Tags:

Brasil
política
democracia
cidadania

voltar