Domingo, 12 de janeiro de 2025

Postado às 09h45 | 29 Nov 2024 | redação Coluna César Santos: pacote fiscal é a chave que Lula precisa para virar jogo

Crédito da foto: Reprodução Lula e Bolsonaro seguem dividindo as arquibancadas

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

No dia que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, tirou o sigilo da tentativa do golpe de Estado e mandou para Procuradoria Geral da República (PGR), o Paraná Pesquisas revelou, em nova sondagem, que se as eleições fossem hoje o ex-presidente Bolsonaro (PL) superaria o presidente Lula (PT) por 37,6% contra 33,6%.

Mesmo atingido por investigações e indiciamentos, Bolsonaro se mantém vivo eleitoralmente.

Mas por que isso acontece?

Na verdade, não é algo novo na política brasileira.

A história do país mostra que a massa gente pouco se importa com questões éticas na vida pública. Basta olhar o que acontece nos municípios, por exemplo, onde prefeitos e grupos malfeitores seguem populares.

Pesquisas dos mais variados institutos revelam que 85% dos brasileiros não consomem política, não vivem da política, não querem saber quem tramou golpe, que tentou esfaquear ou que houve no 8 de janeiro. Essas pessoas entendem que o prato da mesa, a conta de luz, do gás e da gasolina interessam mais.

Para elas o governo Lula não vai bem. O próprio Instituto Paraná garimpou que 73% das pessoas entrevistadas responderam que depois que Lula assumiu o país piorou ou está igual.

O mau humor é consequência da economia cambaleante que atinge a todos os patamares abaixo das grandes fortunas. Se a economia tivesse bem, a popularidade de Lula estaria em alta.

Daí, Bolsonaro permanecer forte.

Mais ou menos o que aconteceu em 2022, invertendo as posições de Lula e Bolsonaro.

O diagnóstico parece bem claro.

E Lula tem pouco mais de um ano para recuperar a imagem do seu governo e chegar forte à sucessão presidencial 2026. O pacote fiscal é a chave.

 

FRASE

“É mais um ato de perseguição do prefeito Allyson Bezerra”

LAWRENCE AMORIM – Presidente da Câmara Municipal de Mossoró reagiu ao bloqueio de quase 600 mil reais no duodécimo da Casa

 

LISO

O suplente de vereador Kadinho entrou liso e saiu liso na Câmara Municipal de Mossoró. Ele ocupou a cadeira de Isaac da Casca (MDB) nos últimos 30 dias, justamente no mês que a Câmara não teve recursos para pagar salários dos vereadores. Kadinho entra para a lista do “restos” a pagar da Câmara.

 

OITICICA

O presidente Lula (PT) vai voltar ao Rio Grande do Norte para inauguração do complexo hidrossocial de Oiticica. Ele pediu à governadora Fátima Bezerra (PT) para reservar a data no primeiro trimestre de 2025. A obra foi iniciada no governo da ex-presidente Dilma, concluída agora no governo Lula 3.

 

LUTO

Morreu Dona Chica Boa, que por décadas dedicou a vida ao Abrigo de Idosos de Mossoró Amantino Câmara. Francisca Fernandes Barreto era enfermeira e professora aposentada, mas foi a dedicação ao abrigo de idosos que ela se notabilizou como figura humana respeitada em toda Mossoró.

 

CAJU

No último dia de mandato interino de deputado estadual, Isaac da Casca (MDB) propôs inclusão da Festa do Caju de Serra do Mel no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Norte. A cajucultura resgatou a sua força econômica na Serra, gerando emprego e renda. Isaac agora retoma o mandato na Câmara de Mossoró.

 

SAMU

A governadora Fátima Bezerra (PT) entrega hoje 12 ambulâncias do SAMU 192 para os municípios de Pau dos Ferros, Currais Novos, Caicó, Parelhas, Santa Cruz, Assú, Touros, Nova Cruz e Goianinha. Solenidade na Escola de Governo, às 9h30.

 

FILIAÇÃO

Os deputados José Dias, Dr Kerginaldo, Gustavo Carvalho e Tomba Farias se filiam hoje ao PL, acolhidos pelo senador Rogério Marinho. Os liberais passam a ser maioria na Assembleia Legislativa, com seis deputados.

 

É NOTÍCIA

1 -O Grupo TCM celebra 22 anos nesta sexta-feira, 29. Criado pelo empresário e médico Milton Marques de Medeiros, o sistema é formado pela TV a Cabo e emissoras de rádio nas cidades de Mossoró, Apodi e Assú.

2 - O lançamento do livro “Sátiro, uma jornada além da fé” acontece hoje no Teatro do Mater Christi, às 18h30. A obra do historiador Geraldo Maia registra fatos importantes da caminhada do padre educador.

3 - A recomposição salarial dos servidores da Uern será cumprida em dois anos: 12% em 2025 e 8% em 2026. O projeto aprovado pelos deputados será sancionado pela governadora Fátima Bezerra.

4 - Um coral infantil promete emocionar na abertura da Festa de Santa Luzia 2024, neste domingo, 1º, 500 crianças vão cantar o hino popular da padroeira.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
notícia
opinião

voltar