Quinta-Feira, 05 de dezembro de 2024

Postado às 10h30 | 04 Dez 2024 | redação Coluna César Santos: juiz vai ouvir testemunhas em ação contra prefeito Allyson Bezerra

Prefeito reeleição enfrenta Ação da Investigação Judicial Eleitoral por suposta prática de abuso de poder político, econômico e midiático. A ação tramita na 33a Zona Eleitoral. O juiz Cláudio Mendes Júnior marcou audiência para ouvir as testesmunhas

Crédito da foto: Reprodução Juiz Cláudio Mendes Júnior, titular da 33a zona eleitoral

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

O juiz Cláudio Mendes, da 33ª Zona Eleitoral de Mossoró, convocou audiência para terça-feira, 10, para ouvir testemunhas no âmbito da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que apura suposto abuso de poder político, econômico e midiático praticado pela campanha à reeleição do prefeito Allyson Bezerra (União).

O magistrado ouvirá testemunhas de acusação e defesa, em formato virtual.

Paralelamente, corre o prazo para Allyson Bezerra apresentar documentos solicitados pelo juiz, que são importantes ao processo.

Entre outras coisas, o prefeito deve apresentar cópias de todos os contratos de publicidade – acompanhados dos respectivos editais de licitação prévios, notas fiscais emitidas, valores de empenho e de pagamentos efetuados – que, objetivando a veiculação de sua propaganda institucional, tenham sido firmados, no período compreendido entre o mês de janeiro de 2021 a outubro de 2024, com as agências contratadas pela Prefeitura, juntamente com as provas materiais da prestação dos serviços realizados.

O juiz também pediu os valores recebidos para fins de veiculação de publicidade institucional do município, com a discriminação, mês a mês, nos anos de 2021, 2022, 2023 e nos dez primeiros meses do ano de 2024.

Em caso de descumprimento, o juiz pode determinar busca e apreensão nos endereços dos envolvidos.

O caso parece bem grave.

 

FRASE

“É muito mais que um problema de governo, é da sociedade”

CARLOS EDUARDO XAVIER – Secretário da Fazenda do RN sobre o desequilíbrio das contas públicas que se arrastam há mais de duas décadas

 

ALAN

O presidente do MDB no RN, vice-governador Walter Alves, vai estimular o prefeito de Apodi, Alan Silveira, a ser candidato a deputado estadual em 2026. Walter precisa da liderança de Alan no Médio Oeste para fortalecer o seu nome ao Governo do RN. Alan representa o “bacurau” na região.

 

RIVELINO

O prefeito de Patu, Rivelino Câmara, é outro nome do MDB de Walter Alves para concorrer às próximas eleições. Assim como Alan de Apodi, Rivelino está concluindo o segundo mandato consecutivo e elegeu o sucessor este ano. Ele não nega o desejo de disputar as eleições 2026.

 

TUCANATO

O presidente estadual do PSDB, Ezequiel Ferreira de Souza, está trabalhando para recompor os quadros do partido, desfalcado com a saída de quatro deputados para o PL. Um dos convidados por Ezequiel é o deputado Luiz Eduardo, do Solidariedade. A princípio, a resposta não foi positiva.

 

LAJEDO

O arqueólogo Manoel Souto Maior é um dos incentivadores da candidatura do Lajedo de Soledade a Patrimônio Mundial da Unesco. É uma causa justa. O lajedo na zona rural de Apodi abriga pinturas rupestres e formações geológicas únicas, datadas de milhares de anos. O título, se conquistado, alçará o turismo de Apodi e o Médio Oeste a outro patamar.

 

SEM AUDIÊNCIA

A Disney anunciou o fim de canais por assinatura no Brasil a partir de 2025. Marcas como Channel, National Geographic, Cinecanal, FX e Baby TV registram baixa audiência. Serão mantidos os canais esportivos ESPN.

 

JALECOS

Piso salarial de médico concursado do município de Mossoró: R$ 2.500. Já os profissionais que prestaram serviços às cooperativas ou aos PSFs chegam a ganhar 20 vezes mais. Daí, a escassez de jalecos concursados.

 

É NOTÍCIA

1 - Iniciada a campanha “Dezembro Vermelho”, realizada em todo mundo para alertar sobre o avanço da Aids e de outras ISTs. Em Mossoró, a Saúde realizará uma série de atividades para mobilizar a população.

2 - Há exatos 90 anos circulava pela primeira vez o impresso “Buscapé”, fundado pelo professor Eliseu Viana e João Reginaldo. Era um jornalzinho de humor que circulava na Festa de Santa Luzia de Mossoró.

3 - A CCJ da Assembleia Legislativa aprovou projeto que reconhece de utilidade pública a Associação dos Produtores e Produtoras da Feira Agroecológica de Mossoró. Autoria de Isaac da Casca, quando esteve na interinidade.

4 - Dom Magnus Henrique, bispo de Crato-CE, é o pregador da novena de hoje na Festa de Santa Luzia. Tema: “O silêncio, terreno fecundo da oração”. Às 19h30.

Tags:

Mossoró
justiça
política
AIJE

voltar