Um presente de Natal para a população seridoense. A barragem Passagem das Traíras, um dos mais importantes reservatórios hídricos do Rio Grande do Norte, está recuperado para abastecer, irrigar, promover a criação de peixes e prevenir as cheias na região. Na tarde desta segunda-feira (23), a governadora Fátima Bezerra participou da solenidade oficial para a retomada das atividades da represa, localizada no município de Jardim do Seridó.
A entrega da obra ocorre após a realização da última etapa de concretagem da parede do Complexo Hidrossocial de Oiticica, em Jucurutu, e integra-se ao processo de recuperação de 28 barragens empreendido pelo Governo do Estado.
Fátima Bezerra definiu a recuperação da represa como histórica e fundamental para a segurança hídrica da população do Seridó, diante das dificuldades encontradas pelo Governo do Estado para a reforma.
“Estamos concretizando um sonho e fechando um ciclo histórico de alguém que veio do Seridó e que conhece a seca de perto. De alguém que lutou ainda como senadora para lutar pela segurança desta barragem que precisava de uma recuperação urgente. Quando assumi a gestão em 2019, defini esta obra como absolutamente prioritária e determinei a realização de estudos e a elaboração do projeto de recuperação da barragem. Porque sabíamos dos danos estruturais identificados pela Agência Nacional das Águas. Levei o laudo até o ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto e apelei, mostrando que a situação era crítica. Felizmente ele, em conjunto com o DNOCS, atendeu nosso pleito e viabilizou os recursos para a recuperação da barragem", detalhou a governadora.
Apoio federal
Para a concretização da obra, a governadora frisou o papel fundamental do presidente Lula:
“Ele determinou ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e ao DNOCS que executassem a obra e a entregasse ainda neste ano para o povo do Seridó. Nunca desistimos e estamos dando este presente ao povo seridoense”, declarou emocionada, em ato que definiu como histórico e fundamental para a segurança hídrica do Seridó.
A barragem foi construída no leito do Rio Seridó em 1994, durante o governo de Vivaldo Costa para reforçar o abastecimento nas cidades de Caicó, Jardim do Seridó e São José do Seridó com capacidade para acumular 49,7 milhões de metros cúbicos. Além disso, é utilizada para irrigação, criação de peixes e defesa contra cheias no Seridó.
A estrutura da barragem estava há anos sem intervenções na estrutura. Em 2015, a Agência Nacional de Águas (ANA) constatou problemas físicos na barragem, colocando o reservatório em situação de alerta diante do risco de rompimento, e determinado que o volume de água não poderia ultrapassar 6% da capacidade.
Os serviços executados contemplaram a infraestrutura da barragem e substituição de todos os equipamentos hidromecânicos com valor total de R$ 23,9 milhões.
Tags: