Prefeito colocou no cargo de diretora federal do Poder Legislativo a esposa do advogado Kadson Eduardo, seu ex-secretário que foi condenado à prisão pela Justiça Federal por falsificação de documentos. O prefeito também emplacou outras 3 diretorias
Blog do César Santos - defato.com
O prefeito Allyson Bezerra (União) emplacou a esposa do advogado Kadson Eduardo na direção geral da Câmara Municipal de Mossoró. Trata-se de Isabela Giovanna Félix Pereira de Freitas, com nomeação publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 7.
A esposa de Kadson era nomeada na Agência Reguladora da gestão Allyson, de onde saiu para a nova função.
Além de emplacar a direção geral da Câmara, o prefeito colocou nomes de sua confiança em outras três diretorias do Poder Legislativo:
- Financeira: Jônatas Porciano de Souza, que é amigo e parceiro de Allyson na igreja evangélica;
- Gestão de Pessoas: Mariana dos Santos Paiva, que foi casada e tem um filho com o primo de Allyson, Pedro Bezerra;
- Comunicação: Wesley Anderson Duarte Bezerra, que é primo de Allyson e estava na Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura.
O que chama mais a atenção é a influência de Kadson Eduardo, conhecido como “braço-direito” do prefeito. Com a esposa na direção geral da Câmara, ele dará as coordenadas, juntamente com Allyson Bezerra.
Kadson está com Allyson desde o mandato de deputado estadual (2019-2020). Quando assumiu a Prefeitura de Mossoró, Allyson o colocou como “homem forte”, responsável pelos negócios de bastidores.
Em 2024, Kadson foi exonerado do cargo de secretário do Planejamento, Gestão e Orçamento, após a imprensa livre descobrir e noticiar que ele foi condenado à prisão por crime de falsificação de documentos. A condenação transitou em julgado em 2023, na 12ª Vara da Justiça Federal em Pau dos Ferros.
Kadson, antes de ser exonerado, cuidou dos contratos do Mossoró Cidade Junina 2024, que foi a edição mais cara da história, custando aos cofres públicos em torno de R$ 40 milhões.
Allyson Bezerra só assinou a exoneração depois da repercussão na imprensa livre. Mesmo sem cargo oficial, Kadson continuou trabalhando junto com o prefeito, inclusive, tendo sido um dos coordenadores da campanha à reeleição em 2024.
O avanço de Allyson Bezerra em cargos importantes na Câmara Municipal mostra que ele vai ampliar o seu poder na Casa Legislativa. O presidente Genilson Alves (União), que deve a sua eleição ao prefeito, apenas assinou as nomeações, sem questionar os nomes escolhidos pelo prefeito.
Agora, o chefe do Executivo além do comandar 16 dos 21 vereadores, também ditará o funcionamento da Câmara a partir das diretorias que passam a ter o seu controle.
Tags: