Jornal de Fato
O senador Rogério Marinho, líder do Partido Liberal no Rio Grande do Norte, elegeu o presidente da Federação dos Municípios (FEMURN) e viu outro aliado político se eleger presidente da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP). A influência das duas entidades, que congregam os chefes dos executivos municipais, é vista como importante para o projeto eleitoral de 2026, quando, provavelmente, Marinho será candidato a governador do Estado.
O ex-prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira (PL), o “Babá”, retorna à presidência da Femurn com ampla maioria. Ele recebeu 109 votos contra apenas 52 do candidato derrotado, o prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique (PSDB).
Já na AMLAP, o prefeito de Nísia Floresta, Gustavo Santos (PL), conquistou a presidência em disputa mais acirrada. Ele empatou com o prefeito de Passa e Fica, Flaviano Lisboa (PSD), mas foi declarado eleito pelo critério da idade (desempate). Ele tem 44 anos, contra 31 do adversário.
O retorno de Babá Pereira ao comando da Femurn é estratégico para o projeto eleitoral de Rogério Marinho. A gestão de Babá vai explorar pauta que desgasta a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT). Uma delas será a cobrança de pendências que o Estado tem com os municípios, como forma de levar os prefeitos para o confronto direto com a gestão estadual.
Após ser eleito nesta quarta-feira, 15, Babá disse que a sua gestão vai ajustar as pendências que os municípios têm perante o Estado e a União “para a gente poder defender as pautas municipalistas no Estado e a nível Brasil.” Ele afirmou que a Femurn será independente, sem vinculação ao Governo e a partidos. “Nós vamos ser firmes na nossa proposta de defender os interesses dos municípios”, disse.
Quando presidiu a entidade, antes da atual gestão, Babá colocou a Femurn no centro de debate sobre a cobrança do ICMS, colocando-se contra o reajuste da alíquota proposto pelo governo estadual. Ele também atuou na linha de frente de cobrança de repasses que o Estado devia aos municípios, embora estivesse em processo de negociação entre governo e gestores municipais.
Deputado
Babá é um parceiro político fiel ao senador Rogério Marinho. Essa relação foi importante para a vitória de Marinho nas eleições de 2022. Antes da campanha daquele ano, então ministro do Desenvolvimento Regional, Marinho levou Babá para um encontro com o então presidente Jair Bolsonaro. Naquele momento, além de presidente da Femurn, Babá exercia pela terceira vez o cargo de prefeito de São Tomé.
Além de fortalecer o projeto de Rogério Marinho para o Governo do RN, o retorno de Babá Pereira à presidência da Femurn pode viabilizar a sua candidatura à Câmara dos Deputados. O projeto de Babá tem a simpatia do senador bolsonarista.
A Femurn tem força e influência para fortalecer uma possível candidatura de Babá. Já fez no passado recente, quando serviu de base para o então presidente Benes Leocádio (União) ser eleito deputado federal nas eleições de 2018.
Tags: