Domingo, 23 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 14 Fev 2025 | redação Quatro ex-prefeitos do Oeste estão na lista para deputado estadual

Crédito da foto: Montagem - Jornal de Fato Ex-prefeitos Bibiano Azevedo, Alan Silveira, Juninho Alves e Rivelino Câmara

Jornal de Fato

Quatro ex-prefeitos de municípios da região Oeste, que concluíram oito anos de mandato no dia 31 de dezembro de 2024, estão na lista de possíveis candidatos à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nas eleições 2026:

1 - Bibiano Azevedo, da Serra do Mel;

2 – Alan Silveira, de Apodi;

3 – Juninho Alves, de Caraúbas;

4 – Rivelino Câmara, de Patu.

Todos foram eleitos em 2016 e reeleitos em 2020 e encerraram os seus mandatos com alto índice de aprovação e elegendo seus sucessores. Daí, o processo natural de iniciar nova fase na carreira política, buscando um mandato de deputado estadual.

Bibiano, na Serra do Mel, é visto com potencial eleitoral na região em torno de seu município. Ele mostrou força no pleito de 2024, elegendo o primo Kênio Azevedo (PP) para seguir comandando a Prefeitura, com 62,74% dos votos. Bibiano tem acesso livre no eleitorado de municípios como Areia Branca, Grossos, Tibau, Porto do Mangue. Ele já disse aos mais próximos que vai tentar viabilizar candidatura.

Em Apodi, Alan Silveira é nome defendido pelo MDB para buscar um mandato de deputado estadual. Ele governou o município entre 2017 a 2024 com alto índice de aprovação popular. No pleito do ano passado, elegeu o prefeito Sabino (MDB) com 55,30% dos votos. Alan, no entanto, tem um obstáculo: o deputado estadual Neilton Diógenes (PP), com quem se reaproximou politicamente em 2024. Neilton tentará a reeleição, o que prejudica uma eventual candidatura de Alan.

Juninho Alves (PSDB) ganhou força política na região do Médio Oeste a partir de Caraúbas, município que ele governou por oito ano e segue liderando, agora com o seu sobrinho prefeito Givago Barreto (PSDB), eleito com 60,22% dos votos. Juninho divide o seu tempo entre a política e a banda Saia Rodada, da qual ele é sócio com o irmão ex-prefeito Eugênio Alves. Os dois estudam juntos a possibilidade de investir numa candidatura à Assembleia Legislativa.

Já Rivelino Câmara (MDB) é visto com maior possibilidade de disputar as eleições do próximo ano. Em Patu, ele vem recebendo incentivo para ser candidato a deputado estadual. Ele encerrou a sua segunda gestão consecutiva com mais de 80% de aprovação popular e elegeu o sucessor, prefeito Dr. Ednardo Moura (MDB), com 51,50% dos votos. Rivelino tem a simpatia do vice-governador Walter Alves, presidente estadual do MDB, para investir na campanha por uma vaga à Assembleia Legislativa.

Rivelino e Juninho são amigos e têm afinidades na política, daí, é provável que se um for candidato o outro não será. Os dois exercem forte influência no Médio e Alto Oeste potiguar.

 

Dois prefeitos podem renunciar para disputar as eleições 2026

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), e a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), são os dois gestores da região Oeste que admitem renunciar em 2026 para disputar as próximas eleições. Allyson não nega que deseja disputar o cargo de governador do Rio Grande do Norte e Marianna sonha com mandato de deputada estadual.

Allyson Bezerra depende apenas dele para ser candidato no próximo ano. Ele tem a opção do União, mas se seu o partido negar legenda, terá a opção do PSD, já oferecido pela presidente estadual, senadora Zenaide Maia.

Reeleito com 78,02% dos votos válidos no segundo maior colégio eleitoral do estado, Allyson ganhou força além Mossoró e, dessa forma, provavelmente renunciará ao mandato até abril do próximo ano para tentar se eleger governador. Ele, inclusive, tirou carta de garantia ao colocar no cargo de vice-prefeito um nome de dentro de casa, Marcos Medeiros Bezerra (PSD). Renunciando ao mandato, Allyson seguirá “governando” com Marcos na cadeira de prefeito.

Já Marianna Almeida não tem a mesma empolgação do prefeito de Mossoró, no entanto, não recuará se houver possibilidade de ser candidata à Assembleia Legislativa. Ela depende do projeto político do deputado estadual Galeno Torquato (PSDB), o seu líder político. Se Galeno sair candidato à Câmara dos Deputados, Marianna assume a postulação à deputada estadual.

A prefeita pau-ferrense surpreendeu nas eleições de 2020 ao derrotar o então prefeito Leonardo Rêgo, que era visto como favorito. Em 2024, voltou a vencer Leonardo nas urnas, recebendo 63% dos votos.

Se Marianna renunciar ao mandato para disputar as eleições 2026, a maior prefeitura do Alto Oeste potiguar voltará para o controle do ex-prefeito e líder político Nilton Figueiredo, que é pai da vice-prefeita Lara Figueiredo.

Tags:

RN
política
eleições 2026

voltar