COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é uma certeza.
Esse é o sentimento da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A questão é de tempo.
O que está em jogo agora é como o processo caminhará na Corte máxima do judiciário brasileiro.
De imediato, o STF acatará a denúncia de tentativa de golpe de estado oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e, a partir daí, começa a instrução até o julgamento.
Há um desejo dos membros do STF de julgar o ex-presidente ainda em 2025 para evitar que a pauta jurídica interfira na eleição presidencial de 2026.
Portanto, o que se debate nesse momento dentro do Supremo é o ritmo do processo, uma vez que o resultado, a condenação de Bolsonaro, é dado como certa.
Da parte do ex-presidente resta resistir.
Ele usará duas vertentes:
1 - jurídica para, por meio de seus advogados, retardar o julgamento, algo improvável de acontecer;
2 - política, com o discurso de candidato à eleição presidencial do próximo ano, embora esteja inelegível, para passar a ideia que está sendo perseguido politicamente.
A impressão é que o ex-presidente vai nadar contra a maré.
FRASE
“Se forem culpados, terão que pagar”
LULA -Presidente sobre Jair Bolsonaro e as 33 pessoas que foram denunciadas pela PGR
PENA
Jair Bolsonaro foi denunciado por liderar organização criminosa, tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito, golpe de estado, danos contra o patrimônio público e deterioração do patrimônio tombado. Se condenado, o ex-presidente poderá pegar uma pena de até 40 anos de prisão.
ORDEM
O advogado potiguar Aldo Medeiros vai presidir a Comissão Nacional de Exame da Ordem, uma das mais complexas e importantes do Conselho Federal. É a comissão responsável por organizar e executar o exame da Ordem em todo o Brasil. Até janeiro, Aldo presidia a OAB do Rio Grande do Norte.
ANIMAL
A vereadora Marleide Cunha (PT) solicitou uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir sobre um plano adequado de proteção e defesa dos animais em Mossoró. Mas a audiência não vai acontecer. O prefeito Allyson Bezerra (União) mandou a sua bancada derrubar o requerimento.
ORDEM
O advogado potiguar Aldo Medeiros vai presidir a Comissão Nacional de Exame da Ordem, uma das mais complexas e importantes do Conselho Federal. É a comissão responsável por organizar e executar o exame da Ordem em todo o Brasil. Até janeiro, Aldo presidia a OAB do Rio Grande do Norte.
ECONOMIA
A Fecomércio-RN estima que o Carnaval vai movimentar R$ 40,3 milhões na economia de Mossoró, embora a cidade não realize a festa popular. A pesquisa observa que os mossoroenses vão às compras no comércio para curtir a folia em outras cidades e estados.
MEU LÍDER
O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), disse que o seu candidato a governador quem decide é o deputado federal João Maia (PP). Em tempo: o partido de Dr. Tadeu vai apoiar a candidatura de Walter Alves, do MDB.
É NOTÍCIA
1 - O Governo do RN propôs pagar o novo reajuste (6,27%) do piso salarial do Magistério em duas parcelas: 2% em março e 4,27% em dezembro. A categoria rejeitou a proposta a aprovou indicativo de greve.
2 – A Uern tem segundo curso de doutorado do campus Pau dos Ferros aprovado pelo Ministério da Educação. A Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido.
3 - Cinco cidades da região Oeste que vão receber dinheiro da Lei Câmara Cascudo para realizar Carnaval: Baraúna, Apodi, Felipe Guerra, Upanema e Almino Afonso. Em todo o Rio Grande do Norte serão 13 cidades com incentivo de R$ 10 milhões.
4 - O Governo Federal noticia que a Farmácia Popular beneficiou mais de 597 mil pessoas em 2024 no RN. Com distribuição de 41 itens de medicamentos.
Tags: