COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
A deterioração do capital político do presidente Lula (PT), atestado por pesquisas de três diferentes institutos, não significa que o mandatário da Nação está se distanciando do projeto de quarto mandato.
Lula tem tempo suficiente para recuperar a imagem do governo e se recolocar no caminho à eleição presidencial 2026.
Agora, não há dúvida de que o elevado índice de desaprovação aumentará a dificuldade de Lula a compor uma base político-eleitoral sólida.
Partidos do Centro, como Progressistas, Republicanos e União Brasil, já divididos entre oposição e governo, tendem a fazer um movimento de distanciamento do governo. Alguns líderes, inclusive, defendem o desembarque da Esplanada dos Ministérios.
Esse sentimento ganhou ainda mais forças com a nova pesquisa Quaest, publicada nesta quarta-feira, 26, que mostra que a desaprovação do governo Lula passa de 50% em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e que a aprovação caiu mais de 15 pontos em estados importantes do Nordeste como Bahia e Pernambuco.
Expoentes do Centrão avaliam que não é interessante ampliar a participação do governo e, por gravidade, defendem projeto próprio à sucessão presidencial. Como Lula demorou a iniciar a reforma ministerial, a corda do Centrão foi esticada além da conta.
Lula tem dois pontos urgentes a resolver:
1 – fechar a porteira urgentemente para evitar a revoada na sua básica política;
2 – conter a escalada dos preços da cesta básica para as famílias voltarem ao supermercado.
Se Lula conseguir sair das cordas até o fim do ano, ele entrará 2026 em condição de pedir o quarto mandato aos brasileiros.
Do contrário...
FRASE
“É horrível, mas não reclamo para ninguém, eu vou enfrentar tudo”
JAIR BOLSONARO – Ex-presidente sobre a possibilidade de ser condenado e preso
GOVERNADORÁVEIS
O ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) é o primeiro pré-candidato a governador do RN a assumir de público essa condição. Os outros dois pré-candidatos a governador: prefeito Allyson Bezerra (União) e senador Rogério Marinho (PL) ainda não assumiram de público, mas estão em pré-campanha.
EX-PREFEITOS
O MDB tem ex-prefeitos para compor chapa à Assembleia Legislativa: Rivelino Câmara, de Patu; Alan Silveira, de Apodi; e Antônio Macaco, de Jardim de Piranhas. O presidente estadual da sigla, vice-governador Walter Alves, já disse que a disputa proporcional será prioridade em 2026.
PORTUGAL
A governadora Fátima Bezerra (PT) comunicou à Assembleia Legislativa que cumprirá agenda fora do país entre os dias 8 a 16 de março. Portugal é o destino, onde terá uma série de reuniões com empresas que querem investir no RN e avançará as tratativas para implantação da rota Natal-Setúbal.
ANOTE
O dinamismo na política aconselha não descartar o vice-governador Walter Alves (MDB) da sucessão estadual 2026, embora ela tenha dito que não pretende ser candidato. A distância para o pleito, de 20 meses, é quase uma eternidade em política. Muita coisa pode acontecer, inclusive, Walter desistir de desistir da disputa.
FEDERAÇÃO
Quando passar o Carnaval, PP, Republicanos e Podemos baterão o martelo da nova federação e aumentarão o poder de barganha em Brasília, com efeito nos estados.
AMINAL
A Assembleia Legislativa aprovou projeto que dispõe sobre o direito da pessoa com deficiência ou com transtornos mentais ingressar em ambientes de uso coletivo acompanhado de animal. A literatura científica reconhece a importância de ter um animal de estimação para a saúde física e mental.
É NOTÍCIA
1 - Morreu Judas Tadeu de Azevedo, bancário aposentado. Ele liderou o Sindicato dos Bancários de Mossoró na década de 90. Tinha 79 anos. O sepultamento ocorreu nesta quarta-feira, 26.
2 - Cinco mil agentes de segurança vão trabalhar na Operação Carnaval 2025 no Rio Grande do Norte. O Governo do Estado gastará R$ 7 milhões só com diárias operacionais.
3 - Começou a greve dos professores da rede estadual pelo reajuste de 6,27% do piso salarial nacional do Magistério. Em Mossoró, os educadores municipais marcaram o indicativo de greve para o dia 10 de março.
4 - A Ufersa lançou concurso para contratação de professores nos campus de Mossoró e Caraúbas. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de março no site: sistemas.ufersa.edu.br/concursos/publico.
Tags: