Sexta-Feira, 28 de fevereiro de 2025

Postado às 10h15 | 28 Fev 2025 | redação Opinião da Coluna César Santos: Respeitem o Hospital Tarcísio Maia

Crédito da foto: Carlos Costa Pronto Socorro do Hospital Regional Tarcísio Maia

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

Dois homens acidentados na cidade de Angicos, distante 108 quilômetros de Mossoró, foram socorridos no Hospital Regional Tarcísio Maia. Um ficou internado. Outro, que sofreu pequenas escoriações, recebeu alta logo após o atendimento.

O que recebeu alta decidiu ficar no corredor do hospital aguardando um familiar e, de madrugada, resolveu dormir no chão, sem autorização.

Uma pessoa fez foto e publicou nas redes sociais. Viralizou.

O fato, ocorrido essa semana, foi usado para a pauta política de ocasião, com o dedo apontado para o governo Fátima Bezerra (PT).

“Paciente abandonado no chão do Tarcísio Maia”, dizia uma das manchetes. As outras seguiram o teor, sem apurar a verdade.

É muito fácil construir narrativas contra o Hospital Tarcísio Maia. Uma foto, sem identificação, como no caso em tela, é suficiente para espalhar o “caos”, o “abandono”, a “incompetência”, a “irresponsabilidade” etc.

A turma da política de ocasião cai em cima feito urubu em carcaça. Foi o que fez o senador neotucano Styvenson Valentim.

O adversário político atacou a governadora nas redes sociais, sem sequer apurar o que ocorreu na unidade de saúde.

Valentim, inclusive, aproveitou para distorcer sobre aplicação de recursos na reforma do hospital.

Um mico.

Mas para ele, e outros do mesmo naipe, o que interessa é a narrativa.

Quem faz isso não se dá conta que ao atacar o Tarcísio Maia, além de não reconhecer a sua importância, também desrespeita o corpo de servidores, técnicos e médicos dedicados que trabalham dia e noite para salvar vidas.

Sequer entende o tamanho da missão da maior unidade de urgência e emergência do interior do Rio Grande do Norte.

Por favor, respeite o Tarcísio Maia.

 

FRASE

“O Tarcísio Maia é um hospital que salva vidas. Cada vida que cuidamos, honra nossa missão.”

SAUDADE AZEVEDO – Coordenadora regional de Saúde Pública do Rio Grande do Norte

 

REFERÊNCIA

O Hospital Tarcísio Maia é referência em casos de ortopedia e traumatologia, atendendo a mais de 60 municípios. Para se ter ideia de sua importância, entre outubro de 2024 a janeiro de 2025, o hospital registrou 1.381 entradas de pacientes vítimas de acidentes nas vias e rodovias da região.

 

SALVA DIAS

Entre fevereiro a novembro de 2024, mais de 25 mil vidas foram salvas pelos profissionais do Hospital Tarcísio Maia. Nesse período, o hospital realizou mais de 7 mil internamentos e mais de 15 mil tomografias computadorizadas. São números incontestáveis do hospital que salva vidas todos os dias.

 

REFORMA

A reforma do Hospital Regional Tarcísio Maia ganhará ritmo a partir de março, quando uma nova empresa assumirá o contrato de mais de R$ 10 milhões. Houve atraso da obra em razão do distrato com a empresa vencedora da licitação. A segunda colocada foi chamada e assumirá a reforma.

 

SERÁ?

Um observador de cabelos prateados perguntou à coluna: “O vice-governador Walter Alves afirmar que não será candidato em 2026 significa que o MDB não terá candidato a governador?” E emendou: “E se Ezequiel Ferreira se transferir do PSDB para o MDB?” O titular da coluna ficou pensativo.

 

SEGUE

Ezequiel Ferreira, que preside a Assembleia Legislativa do RN desde 2015, já disse aos mais próximos que não buscará a reeleição em 2026. Ele será candidato em chapa majoritária, para o Governo do RN ou Senado.

 

E MAIS

Em Brasília, o PSDB espera passar o Carnaval para concluir o processo de fusão com Podemos e Solidariedade. Se confirmado, a federação será controlada no Rio Grande do Norte pelo senador Styvenson Valentim, recém-convertido ao PSDB. É o que Valentim espera.

 

É NOTÍCIA

1 - O Governo do RN paga hoje a folha salarial dos servidores de fevereiro, injetando R$ 592 milhões na economia. São 10.517 mil servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas.

2 - Xand Avião abre o Carnaval de Apodi nesta sexta-feira, 28, ao lado de Jonas Esticado e Inala. Será a primeira vez que Xand se apresentará em praça pública de sua cidade natal após 23 anos de carreira e de sucesso.

3 - Taxa de desemprego sobe para 6,5% no trimestre encerrado em janeiro. Mesmo assim, a taxa está abaixo da observada no trimestre encerrado em janeiro de 2024 (7,4%).

4 - Plano Real foi lançado nesta data, em 1994. A nova moeda, com o DNA do ministro da Economia, Fernando Henrique Cardoso, o fez presidente do Brasil eleito e reeleito.

 

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
notícia

voltar