COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
O prefeito Allyson Bezerra (União) anunciou o “Programa Incluir” para aumentar o número de auxiliares de crianças com deficiência em sala de aula da rede municipal de Mossoró.
Ele fez discurso que estaria promovendo mais inclusão e jurou “bons sentimentos” em suas redes sociais.
Só que, para variar, trata-se de mais uma enganação.
Não há bons sentimentos no programa apresentado pelo prefeito.
Nem de longe acolhe a causa. Muito pelo contrário.
Coube a Ivan Baron, influencer e ativista pela causa das pessoas com deficiência, desmascarar o chefe do Palácio.
Em vídeo nas suas redes sociais, Baron chama a atenção que o projeto não respeita os princípios da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Lei Berenice Piana, que estabelece a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
O projeto, que está para ser votado na Câmara Municipal, abre 800 vagas para estagiários voluntários sem exigir currículo superior ou especialização para auxiliar estudantes com deficiência. Basta ter o ensino médio.
Ou seja, o prefeito vai contratar um batalhão despreparado para cuidar de crianças especiais em sala de aula.
Tem mais: os contratados não terão qualquer vínculo empregatício com a Prefeitura e receberão apenas uma ajuda mensal de R$ 800.
Para Ivan Baron, o projeto tem caráter politiqueiro porque, na verdade, cria “cabide de emprego” em ano que antecede as eleições para governador do RN, cargo desejado por Allyson Bezerra.
E questiona: “A prática é ou não oportunista?”
FRASE
“É um projeto de caráter politiqueiro, e não inclusivo”
IVAN BARON – Ativista pela causa das pessoas com deficiência
LÍDER
O empresário Vilmar Pereira, um dos vice-presidentes da Fiern, será o líder do escritório regional da entidade que será instalada em Mossoró. A representação, anunciada pelo presidente Roberto Serquiz, visa aproximar a federação da indústria regional, reconhecendo a importância econômica.
PAU DOS FERROS
O ex-presidente Jair Bolsonaro escolheu Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, para iniciar a caminhada “Rota 22” que percorrerá todo o país. O evento está confirmado para o dia 11 de abril. O “Rota 22” será o instrumento popular que o ex-presidente usará para enfrentar o julgamento no STF.
VETADO
A bancada do prefeito Allyson Bezerra derrubou a proposta de audiência pública para debater a situação dos moradores de rua de Mossoró. Esse é um tema que não interessa ao prefeito, uma vez que a sua gestão não faz nada para acolher os necessitados e evitar o caos no centro da cidade.
É URGENTE
A sociedade precisa debater sobre os moradores em situação de rua. Não tem como ignorar esse grave problema social. Há poucos dias, um empresário foi vítima e qualquer um cidadão de bem pode sofrer o mesmo. As entidades não podem ficar de braços cruzados feito o prefeito Allyson Bezerra.
VANGUARDA
O radialista João Batista de Andrade celebra hoje 16 anos do programa “Vanguarda Cultural”, que ele leva ao ar na Rádio Cidadania 98.7. Para marcar a data, o programa recebe convidados neste sábado na “Chacal Casa Show”, às 12h.
AZUL
O Governo do Estado tenta convencer a Azul Linhas Aéreas a retomar voos comerciais no Aeroporto Dix-sept Rosado no período do Mossoró Cidade Junina. A empresa, porém, ainda não se convenceu que o MCJ sustente linhas comerciais.
É NOTÍCIA
1 - Há 61 anos, era criado em Mossoró o Santuário Coração, no centro da cidade. Iniciativa do bispo diocesano dom Gentil Diniz Barreto.
2 - Nesta data, em 1994, Luiz Inácio Lula da Silva fazia a sua primeira visita a Mossoró. Naquele momento, comandava a “Caravana da Cidadania” para propagar a sua pré-candidatura à Presidência da República.
3 - Hoje completa nove anos da partida de Seu Zoivo Barbosa, um amigo e figura importante na história do futebol de Mossoró. Foi um dos fundadores do Baraúnas, técnico e dirigente da Liga Desportiva Mossoroense.
4 - Está pronto para lançamento o livro “Caminhada de Santo Expedito”, trabalho literário de Afrânio Leite. Será lançado pela Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró no dia 4 de abril, no auditório da OAB.
Tags: