COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
Estamos a exatos 1 anos e 6 meses para as eleições 2026 e a 1 ano do prazo de desincompatibilização para quem ocupa cargo executivo e deseja disputar outro cargo eletivo.
No Rio Grande do Norte, as atenções estão voltadas para a governadora Fátima Bezerra (PT) e para o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), que pretendem disputar o Senado da República e o Governo do Estado, respectivamente.
No caso da governadora, a sua desincompatibilização é quase uma certeza, ela mesma já declarou, de público, que deseja voltar ao Senado, onde desempenhou mandato entre os anos de 2015 a 2018.
Só um fato novo que leve a uma dificuldade muito grande impedirá a candidatura de Fátima Bezerra.
No caso de Allyson, há uma série de condições para ele ser candidato. A principal delas é viabilizar um partido que ofereça um palanque forte, coisa que o União não terá condições de garantir, dada a sua divisão interna.
O PSD seria a melhor alternativa, mas a senadora Zenaide Maia, presidente estadual da sigla, tem um único projeto que é a renovação do mandato e, para isso, negociará posições na chapa majoritária.
Allyson, no entanto, tem a seu favor dois fatores importantes:
1 – a vontade e a gana de ser governador;
2 – a popularidade nas alturas no segundo maior colégio eleitoral do RN e na região liderada por Mossoró.
Se for o suficiente, daqui a um ano ele transfere a Prefeitura de Mossoró para o seu parente, o vice-prefeito Marcos Bezerra, e se lançará candidato a governador do Rio Grande do Norte.
FRASE
“Alcançamos resultados importantes na redução da fome e da pobreza”
LULA – Presidente do Brasil ao fazer um balanço de dois anos do seu terceiro governo
MÃES ATÍPICAS
As mães atípicas vão fortalecer a mobilização contra a implantação do “Programa Incluir”, considerado um retrocesso na educação inclusiva. O movimento organizado vai ocupar a Câmara Municipal de Mossoró na quarta-feira, 9, quando será realizada uma audiência pública, às 10h.
SEGUE
O Ministério Público será provocado a comparecer à audiência organizada pelas vereadoras Marleide Cunha e Plúvia Oliveira, do PT. Há uma curiosidade de saber o que o MP pensa do prefeito Allyson Bezerra contratar estagiários sem qualificação para auxiliar estudantes com deficiência e autismo.
ENQUANTO ISSO...
Em Areia Branca, o prefeito Souza anunciou investimentos na implantação de unidade de terapia para crianças e adolescentes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista. A unidade de terapia ABA estará, no futuro próximo, à disposição de todas as famílias atípicas 100% gratuita.
CALMA, GENTE
Um agente da Polícia Federal chegou ao residencial Ninho para visitar um amigo. Ao passar pelas primeiras ruas, após se apresentar como policial federal, provocou correria sem freios. Foi preciso avisar que era apenas uma visita. Ah, tá.
SAMU MOSSORÓ
O governo Lula (PT) está renovando a frota do SAMU 192 de Mossoró. Enviou quatro novas ambulâncias, as chamadas Unidades de Suporte Básico, com investimento de R$ 1,3 milhão. O investimento chega em boa hora, uma vez que o SAMU 192 de Mossoró sofre com o sucateamento de sua frota.
NO AR
É possível o retorno de linhas comerciais ao aeroporto Dix-sept Rosado a partir do mês de junho, quando Mossoró estará bastante movimentada com o Cidade Junina. Negociações em andamento com a Gol e a Azul, que deixou a cidade recentemente. Há otimismo.
É NOTÍCIA
1 - O juiz Walter Nunes da Silva Júnior sairá da 2ª Vara da Justiça Federal do RN para assumir o cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife-PE. Aguarda apenas a nomeação pelo presidente Lula.
2 - Há exatos 110 anos, começava a circular em Mossoró “A Tribuna”, sob a direção de Eduardo dos Santos e a editoria de Francisco Xavier de Miranda. Circulava semanalmente.
3 - Nesta data, em 2005, era inaugurada a segunda agência da Caixa Econômica Federal em Mossoró, batizada de “Terra Sal”, na rua Bezerra Mendes. Teve como primeiro gerente Ciro de Medeiros Leite.
4 - Em 2008, nesta data, o bairro Barrocas ganhava a nova UBS Sinharia Borges. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Fafá Rosado.
Tags: