Sexta-Feira, 18 de abril de 2025

Postado às 08h45 | 15 Abr 2025 | redação Opinião da Coluna César Santos: cenário eleitoral favorável a Allyson

Crédito da foto: Reprodução Prefeito Allyson Bezerra durante comemoração da vitória eleitoral em 2024

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), é consciente que precisa construir uma aliança de partidos e políticos em torno de sua provável candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte nas eleições 2026.

Mas também sabe que a aliança direta com o povo-eleitor pode encaminhar o seu projeto eleitoral de maneira ainda mais eficiente.

Se ele conseguir reunir as duas coisas, ótimo; mas se não for possível, ele pode perfeitamente seguir em frente.

O arco de aliança não é um processo fácil, há interesses acima do projeto de Allyson, inclusive, dentro do seu próprio partido.

É pouco provável, por exemplo, que ele consiga colocar no mesmo palanque o União e o PSD, da senadora Zenaide Maia.

Também não parece fácil convencer o PP e Republicanos.

Os interesses individuais são divergentes.

No entanto, a aliança com o povo, chancelada por sua popularidade em alta, é a maior base do projeto.

A disputa pelo governo pode ocorrer em dois turnos. Allyson passando para o segundo turno, o que é provável, ele terá condições de absolver apoios daqueles que forem derrotados em primeiro turno.

Não seria inédito.

Quem não lembra das eleições de 2002, quando Wilma de Faria deixou a Prefeitura de Natal para se eleger governadora?

O PSB foi o palanque de Wilma no primeiro turno, com apoio de três ou quatro prefeitos. Já no segundo turno, mais de uma centena de prefeitos e lideranças políticas aderiram à sua candidatura, respaldados por diversos partidos, consolidando a vitória.

Esse é um recorte que não deve ser desprezado.

Allyson não é Wilma, claro, mas o cenário é bem parecido. Ele sabe disso. Os seus adversários políticos, também.

 

FRASE

“Estarei todos os dias nas ruas defendendo Lula, Cadu e Isolda”

PLÚVIA OLIVEIRA – Vereadora do PT apostando na candidatura de Cadu Xavier ao governo do Rio Grande do Norte

 

PLANO B

Se não viabilizar a candidatura para governador, Allyson Bezerra vai trabalhar nas próximas eleições para eleger representantes à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa. Os nomes mais viáveis são o da primeira-dama Cinthia Pinheiro e do vereador Thiago Marques. Este é o “plano B” do palácio.

 

AMUADOS

Um grupo de ex-vereadores do União Brasil é um poço de decepção com o prefeito Allyson Bezerra. Reclamam que lutaram junto nas eleições, ridicularizaram-se fazendo o murrinho, e não receberam o que esperavam. Mas nada que surpreenda. O bajulador nunca foi e nunca será respeitado.

 

REDE

A derrota da ministra Marina Silva na eleição do Rede Sustentabilidade repercutirá no diretório do partido do Rio Grande do Norte. O atual presidente, ex-vereador de Mossoró João Gentil, será convidado para entregar o cargo. O REDE passa a ser comandado pela ala da ex-senadora Heloísa Helena.

 

CORONEL HÉLIO

Pré-candidato a senador, o Coronel Hélio (PL) cumpre agenda política em Mossoró nesta terça-feira, 15. O bolsonarista se reunirá com apoiadores, militantes da direita e concederá entrevista em emissoras de rádio. Compromissos a partir das 12h.

 

DESAFIO ON-LINE

Uma menina de 8 anos morreu ao inalar desodorante aerossol depois de ver um “desafio do desodorante” em uma rede social. O caso ocorrido no Distrito Federal escancara os riscos nas redes sociais e desafiam pais e autoridades. No último ano, 56 crianças morreram em desafio on-line. É absurdo.

 

SANGUE

O banco de sangue do Hemocentro Mossoró está bem abaixo do necessário e a situação tende a se agravar com o feriadão da Semana Santa. Daí, o órgão convoca doadores e a sociedade em geral para colaborar. Basta comparecer ao centro de coleta, ao lado do Hospital Tarcísio Maia.

 

É NOTÍCIA

1 - A ex-vice-prefeita de Natal, Aila Cortez, é a nova diretora da Escola de Governo do RN. A filha do ex-governador Cortez Pereira foi nomeada pela governadora Fátima Bezerra (PT), após romper politicamente com o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias.

2 - O Ministério do Trabalho começa hoje a pagar o terceiro lote do abono salarial 2025. São contemplados 4,3 milhões de trabalhadores nascidos em março e abril, com a liberação de R$ 5,1 bilhões em benefícios.

3 - A programação da Semana Santa em Mossoró segue nesta terça-feira, 15, com missa na Catedral de Santa Luzia, às 17h30.

4 - O Governo do RN injetou este mês R$ 15,1 milhões na economia do estado com o pagamento a produtores de leite, laticínios e prestadoras de serviços dos Programas Leite Potiguar e Restaurante Popular.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar