Da Redação do Jornal de Fato
“Estou disposto a novo desafio.” A afirmação é do ex-deputado estadual Getúlio Rêgo sobre a possibilidade de ser candidato nas eleições 2026. O “Rota 22”, encontro realizado no fim de semana pelo Partido Liberal (PL) em Pau dos Ferros, marcou o lançamento da pré-candidatura do líder da numerosa família-política Rêgo, a principal da região do Alto Oeste.
Getúlio recebeu o convite do presidente do PL estadual, senador Rogério Marinho, e incentivo do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, que é presidente do Republicanos no Rio Grande do Norte. Além disso, vem sendo convocado, segundo ele, pela população do Alto Oeste que “sente falta do nosso mandato na Assembleia Legislativa”.
Aos 81 anos, o ex-deputado tem afirmando que se sente motivado para novo desafio. “Graças a Deus a saúde está muito boa e eu me sinto disposto para um novo desafio”, afirma Getúlio em entrevista ao Jornal de Fato, por telefone. “Eu sigo atendendo à saúde das pessoas de cidades do Alto Oeste como Portalegre, Riacho da Cruz, Severiano Melo, Pau dos Ferros e em outros municípios. Estou fazendo o que eu sempre fiz, que é atender aos mais humildes sem cobrar por consulta. Sinto-me bem com essa prestação de serviço”, disse.
A partir de agora, com o seu nome colocado às eleições 2026, Getúlio iniciará uma série de contatos com aliados e futuros apoiadores para definir o rumo do projeto eleitoral. Essas conversas vão orientar a nova opção partidária. Como Getúlio é o primeiro suplente do PSDB, ele vai aguardar a “janela partidária”, em março de 2026, para definir a filiação.
O projeto de Getúlio tem a participação direta do seu filho Leonardo Rêgo (PP), ex-prefeito de Pau dos Ferros. “Eu não serei candidato em 2026. Vou trabalhar no projeto de Getúlio, que é a grande referência no Alto Oeste, com 53 anos de atuação como médico e 40 anos de mandato na Assembleia Legislativa servindo à população”, disse Leonardo.
A provável candidatura de Getúlio unificará a família Rêgo no mesmo projeto, o que significa que ele terá o apoio dos prefeitos José Augusto (PP), de Portalegre, e Marcos Aurélio (PP), de Riacho da Cruz. “Os meus sobrinhos (José Augusto e Marcos) sempre foram solidários aos meus passos na política. Ainda não falei com eles sobre o projeto, mas tenho certeza que seguiremos juntos”, disse Getúlio.
Getúlio cumpriu 10 mandatos na ALRN pelo mesmo partido
Getúlio Rêgo cumpriu 10 mandatos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 2022, tentou o 11º mandato, mas acabou na segunda suplência do PSDB. Depois, subiu para a primeira suplência com a morte do ex-deputado Raimundo Fernandes.
Com 38 anos de mandatos ininterruptos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Getúlio se tornou uma das maiores referências políticas do Alto Oeste e do estado. Nas últimas eleições, em 2022, ele obteve boa votação, com mais de 28 mil votos, mas a forte concorrência acabou evitando a renovação do seu mandato.
Se ele tivesse ficado no seu partido de origem, o União Brasil (antigo PFL), Getúlio teria sido eleito com a maior votação pela legenda. Só que o presidente do União, ex-senador José Agripino Maia, optou por formar uma nominata com políticos sem mandato e pediu a Getúlio para buscar nova filiação partidária. A opção pelo PSDB, que contava com 13 deputados estaduais, foi um erro que Getúlio não voltará a cometer.
“Vamos fazer uma nova opção partidária no tempo certo. Vamos analisar as nominatas e as possibilidades de eleição”, avisou Leonardo Rêgo, filho de Getúlio.
Eleito pela primeira vez em 1982, com votação concentrada em cidades como Pau dos Ferros, Portalegre, Umarizal, Caraúbas, Riacho da Cruz, entre outras da região do Alto Oeste, Getúlio se reelegeu para as legislaturas de 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018.
O ex-deputado, que é um dos fundadores do PFL (hoje União) no Rio Grande do Norte, manteve lealdade a José Agripino durante décadas, mas a relação política acabou em 2024, quando Agripino se aliou aos adversários da família Rêgo em Pau dos Ferros, que acabaram derrotando Leonardo Rêgo na disputa municipal.
Tags: