Quarta-Feira, 30 de abril de 2025

Postado às 09h15 | 30 Abr 2025 | redação Coluna César Santos: União Progressista nasce como um 'canhão eleitoral'

Crédito da foto: Reprodução Líderes do União e do PP em lançamento de federação entre as siglas

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

A federação União Progressista surge como canhão capaz de abalar a política-eleitoral de Brasília e do resto do país.

Trata-se da maior estrutura partidária do país, com objetivo bem claro de ser uma alternativa à sucessão do presidente Lula (PT) e influenciar as disputas em todos os estados.

União Brasil e Progressistas juntos somam 13 senadores (2ª maior bancada no Senado); 109 deputados federais (maior bancada da Câmara); 1.343 prefeitos (maior número de prefeitos do Brasil); e 12.443 vereadores (maior número de vereadores do país).

A nova megaestrutura política tem capacidade de pautar o Congresso, travar ou destravar os interesses do governo e influenciar diretamente as formações de palanques nos estados.

A repercussão no Rio Grande do Norte será importante para 2026.

A União Progressista será forte concorrente ao Governo do Estado, com a provável candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), e terá postulações competitivas ao Senado, além de possibilidades de eleger deputados estaduais e federais.

E, para quem ainda não entendeu o tamanho do novo conglomerado partidário, a federação terá em torno de R$ 1 bilhão do fundo eleitoral de 2026.

 

FRASE

“A federação vai subir a rampa do Palácio do Planalto em 2027”

RONALDO CAIADO – Governador de Goiás e presidenciável da “superfederação” União Progressista

 

COMANDO

 A federação União Progressista no RN ficará com dois deputados federais: Benes Leocádio (União) e João Maia (PP). A deputada bolsonarista Carla Dickson, filiada ao União, sairá para outro partido, provavelmente o PL. Dessa forma, o comando da federação será dividido entre Leocádio e João.

 

PSDB+PODEMOS

 A executiva nacional do PSDB aprovou, de forma unânime, a fusão com o Podemos. Vão reunir forças para preservar relevância em 2026. O novo partido, com nome de “PSDB + Podemos”, terá 28 deputados federais, sete senadores, pouco mais de 400 prefeitos e dois governadores.

 

COMANDO II

 O senador Styvenson Valentim será o líder do partido PSDB+Podemos no Rio Grande do Norte. Já o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, que lidera o PSDB até hoje, sairá para outra legenda. Ele e Styvenson não se bicam. Ezequiel vai para o MDB para ser candidato à Câmara.

 

NOVAS ENERGIAS

 As usinas solares de Serra do Mel figuram por quatro meses consecutivos entre as 20 mais eficientes em um universo de 632 plantas solares no Brasil. O conjunto de plantas pertence à Voltalia e tem capacidade total de 260 MW, beneficiada pela combinação de excelente radiação solar e ventos constantes na região.

 

CONCURSOS

Os concursos públicos do Governo do RN em 2025 somam 1.454 vagas. São 598 vagas na Educação; 565 na Saúde; 180 no Idema; 90 no Ipern; 16 na Emparn; e cinco vagas no Ceasa. O certame da Educação está mais avançado com análise de títulos.

 

LIVRE

O Tribunal de Justiça do RN absolveu o ex-prefeito Carlos Eduardo de suposta prática de captação antecipada de receita tributária, entre os anos de 2015 e 2016. A denúncia partiu do MPRN. Assim, o ex-prefeito segue elegível para o pleito 2026.

 

É NOTÍCIA

1 - O Governo do RN e Prefeitura de Mossoró decretaram ponto facultativo na sexta-feira,2, em virtude do feriado do Dia do Trabalhador amanhã, 1º. Dessa forma, os servidores batem ponto hoje e só retornam na próxima segunda-feira, 5.

2 - Nesta data, em 1977, era fundado o jornal Gazeta do Oeste, em Mossoró. O impresso circulou por 38 anos até encerrar as suas atividades em 4 de janeiro de 2016.

3 - Nesta data, em 2010, a então prefeita Fafá Rosado anunciava a erradicação da favela do Vingt Rosado, zona leste de Mossoró, com a inauguração de 51 casas. Investimento da época na ordem de R$ 636 mil.

4 - Todas as Unidades Básicas de Saúde de Mossoró estão disponibilizando vacina contra a influenza. Prioridade para crianças e idosos acima de 60 anos. Basta se dirigir à UBS mais próxima de casa.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
União
Progressista

voltar