COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
Observando as conjecturas para as eleições 2026 no Rio Grande do Norte, feitas diariamente por especialistas de plantão, é possível imaginar chapas para todos os gostos. Vejamos:
Se depender da vontade do presidente do PP, deputado João Maia, uma via alternativa disputará com Allyson Bezerra (União) para governador, a sua esposa Shirley Targino (PP) para vice, com a sua irmã senadora Zenaide Maia (PSD) e a primeira-dama de Natal Nina Souza para o Senado.
Já o articulador político Raimundo Alves gostaria muito de o PT disputar o governo com Cadu Xavier tendo um nome do MDB para vice e a governadora Fátima Bezerra (PT) e Zenaide Maia para o Senado.
O vice-governador Walter Alves (MDB), que será governador a partir de abril de 2026, gostaria muito de ser candidato à reeleição tendo Fátima Bezerra e Zenaide Maia para o Senado.
O senador Rogério Marinho (PL), se depender de sua vontade, disputaria o Governo do RN tendo Nina Souza como vice, devidamente apoiado pelo prefeito natalense Paulinho Freire (União), e o senador Styvenson Valentim (PSDB+Podemos) e o ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) para o Senado.
Como se pode observar, cada um sonha com a chapa de sua vontade político-eleitoral.
Só que não é assim que a banda toca. As articulações de bastidores, já bastante aceleradas, darão o ritmo até o momento final das composições, que ocorrerá próximo das convenções partidárias entre junho e julho do próximo ano.
Até lá, seguem as conjecturas alimentando o noticiário político.
FRASE
“Isso é um absurdo, é ultrajante, é crueldade”
MARLEIDE CUNHA – Vereadora ao denunciar que o prefeito Allyson Bezerra retirou R$ 13 milhões da assistência social
SÓ UM AVISO
Qualquer conjectura em torno da formação da chapa governista para as eleições 2026 deve levar em consideração que o atual vice-governador Walter Alves (MDB) será governador na hora das definições. Portanto, não esqueça de colocar Walter e o MDB no tabuleiro da sucessão estadual.
PESQUISAS
O prefeito Allyson Bezerra repete a estratégia que o ajudou a ganhar a Prefeitura de Mossoró. Compra dois ou três institutos de pesquisas, contrata espaço em veículo de comunicação para publicação, e se sustenta na liderança da corrida eleitoral. É uma estratégia antiga, mas que continua em uso.
REAJUSTADO
O salário de abril caiu na conta dos 110 mil servidores públicos estaduais ativos, aposentados e pensionistas com reajuste de 4,83%. Além disso, os servidores da educação receberam reajuste adicional de 5%. No total, R$ 621 milhões entraram em circulação na economia do Rio Grande do Norte.
RÁDIO TAPUYO
A Rádio Tapuyo de Mossoró celebra hoje 70 anos no ar. Foi criada em 1º de maio de 1955 por Jerônimo Dix-huit Rosado Maia como Mossoró Rádio Sociedade Ltda. A chamada “Emissora do Índio” atravessou sete décadas e continua no ar transmitida pela Rede Potiguar de Comunicação (RPC), do ex-deputado Carlos Augusto.
TRIO MOSSORÓ
Em 1º de maio de 1956, há 69 anos, acontecia a estreia do Trio Mossoró formado pelos irmãos Oséas Lopes, Hermelinda e João Mossoró. O trio se apresentou no programa do radialista Canindé Alves, na Rádio Tapuyo. A partir daí, o Trio Mossoró fez história em todo o país.
SEGUE
Do Trio Mossoró apenas o cantor e compositor Oséas Lopes, o Carlos André, segue entre nós. Hermelinda morreu em 1º de abril de 2023 e João Mossoró nos deixou há oito dias, em 23 de abril de 2025.
É NOTÍCIA
1 - Hoje tem a “Tardezinha da Esquina” com muito samba e pagode na reabertura da “Esquina da Esquerda”, às 15h. O espaço político e cultural fica de fronte à Praça da Convivência, no Corredor Cultural de Mossoró.
2 - Nesta data, em 1927, o prefeito Rodolfo Fernandes inaugurava a empresa Mossoró Luz e Força, com a bênção do monsenhor Manoel Almeida Barreto. Naquele momento, foi feita a ligação de luz em toda a cidade.
3 - Em 1949, nesta data, era inaugurada a linha telefônica de Mossoró para a vila de Tibau, pelos prefeitos Dix-sept Rosado, de Mossoró, e José Justiça Solon, de Areia Branca.
4 - Hoje completa cinco anos da partida eterna do jornalista Emery Jussier da Costa, vítima da Covid-19. Deixou legado nas redações de rádio e jornal de Mossoró.
Tags: