Coluna César Santos - Jornal de Fato
A União Progressista, federação que nasce robusta pelos lados do União Brasil e Progressistas, dividiu a liderança por estados.
Por exemplo, o União comandará as decisões no Ceará, Goiás, Amazonas, Mato Grosso, Bahia, Amapá, Rondônia e no Rio Grande do Norte.
Já o Progressistas ficará com a liderança da federação no Acre, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina.
Essa divisão foi feita pelos líderes das duas legendas em Brasília, que observaram os seus interesses em cada estado. Só que a turma do andar de baixo está amuada.
Deputados e senadores, que não foram consultados, nem apoiam essa divisão por estado, temem perder poder diante do rearranjo de forças em seus colégios eleitorais.
No Rio Grande do Norte, por exemplo, o deputado João Maia, que controla o Progressistas, passará a ser comandado por um líder do União. E ser mandado nunca foi uma opção para Maia.
Além disso, tem congressistas, das duas legendas, que já relataram que vão buscar outras legendas que possam oferecer melhores condições para a reeleição em 2026.
Temos outro exemplo no RN, que é a deputada Karla Dickson, do União, que não se sente bem com a federação.
Há um movimento que aponta como provável destino dos insatisfeitos de União e Progressistas o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Pois bem.
A federação nasce gigante: o Progressista tem 50 deputados e seis senadores; o União Brasil abriga 59 deputados e sete senadores, mas dificilmente sustentará esses números.
Não custa lembrar a “janela partidária” que será escancarada entre março e abril do ano eleitoral.
FRASE
“Estou tranquila, leve, feliz, acho que não é uma troca por incompetência, por assédio, por rixa, não é isso”
CIDA GONÇALVES – Ex-ministra da Mulher ao ser demitida do ministério nesta segunda-feira
REINCIDENTE
Não surpreende o envolvimento de Abraão Linconl no esquema bilionário de fraude no INSS. Um dos líderes do Republicanos no RN, ele costuma frequentar as páginas policiais desde 2015, quando foi preso na “operação Enredados”, acusado de venda ilegal de permissões para pesca industrial.
PALAVRA DADA
Se o senador Rogério Marinho (PL) for candidato a governador RN, terá o apoio do prefeito de Natal, Paulinho Freire, do União Brasil. Palavra empenhada e que será honrada, segundo o gestor. Marinho foi importante para a eleição de Paulinho em 2024. Está anotado no caderninho do gestor.
MAS...
Se Rogério Marinho desistir de concorrer à sucessão estadual em 2026, Paulinho Freire se sentirá à vontade para ouvir o pedido do União Brasil para apoiar a candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra. O gestor natalense defenderá a esposa, Nina Souza, para chapa majoritária.
SERTÃO
O poeta Lalauzinho de Lalau estreia hoje o programa “Meu Sertão é Assim”, no Canal 10 da TCM, às 20h15. O programa vai valorizar as raízes regionais, a música popular, a cantoria de viola, os versos e dará vez aos poetas, repentistas, cantadores e outras artistas da cultura popular.
SERTÃO II
Lalauzinho ocupará o espaço na TCM que ficou aberto com a partida do poeta Zé Lima, criador e apresentador do programa “Coisas do Sertão”. Nesta quarta-feira,7, completará dois meses da morte de Zé Lima. Ele será homenageado no Mossoró Cidade Junina com o Arraiá do Povo que receberá o seu nome.
SEGURANÇA
As forças de segurança pública registraram 78 crimes violentos letais intencionais (CVLIs) durante o mês de abril em todo o do Rio Grande do Norte. Foram quatro assassinatos a menos em comparação ao mesmo período do ano passado, o que significa uma redução de 4,9%.
IMORTAL
Ex-deputado e ex-vereador Manoel Mário de Oliveira toma posse nesta quarta-feira, 7, na Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró. Assumirá a cadeira 36, que tem como patrono Ivo Lopes de Oliveira. A data da posse coincide com o aniversário de 91 anos de Manoel Mário. Solenidade no auditório da OAB, às 18h30.
COMBUSTÍVEL
A Petrobras anuncia redução no preço do litro do diesel a partir desta terça-feira, 6. O combustível fica R$ 0,16 mais barato para distribuidoras, que devem repassar ao consumidor final.
É NOTÍCIA
1 - Donald Trump está oferecendo passagem e mais R$ 5 mil a imigrantes ilegais para irem embora. O governo americano também dará assistência de viagem e retirará nome dos inscritos da lista de detenções da agência de imigração.
2 - A Secretaria de Educação do RN precisa dar uma resposta rápida para solucionar a interdição da Escola Maria Stella Pinheiro Costa, em Mossoró. São mais de 500 estudantes afetados pelo fechamento da unidade.
3 - A governadora Fátima Bezerra definiu a comissão responsável pela organização do novo concurso para auditor fiscal do RN. O edital para suprir 50 vagas será lançado em agosto.
4 - Todos os cardeais que vão eleger o novo papa já chegaram a Roma. O conclave será iniciado nesta quarta-feira, 7, com 133 cardeais eleitores.
Tags: