Sexta-Feira, 09 de maio de 2025

Postado às 09h30 | 09 Mai 2025 | redação Coluna César Santos: projeto que aumenta número de deputados tem resistência

Crédito da foto: Reprodução Congresso Nacional

COLUNA CÉSAR SANTOS / JORNAL DE FATO

O projeto que amplia o número de deputados federais de 513 para 531, aprovado pela Câmara, não tem a simpatia da maioria do Senado, onde a proposta será apreciada e votada.

Vários senadores se posicionaram de forma contrária, sem pedir reservas.

Foi o caso do senador Fabiano Contarato (PT-ES) que disse estar “estarrecido” com o projeto. Ele afirmou que os parlamentares deveriam ter foco no bem-estar da população e na redução das desigualdades [sociais].

Para justificar a sua fala, o senador citou que a criação desses 18 novos assentos na Câmara representa um impacto de R$ 65 milhões nos gastos públicos.

A voz de Contarato encontrou respaldo em outros parlamentares.

O senador Marcio Bittar (União-AC) também se disse contrário ao projeto. Na visão dele, a prosta é descabida “em um momento em que o Brasil todo está em crise”.

A reação contrária talvez, e provavelmente, não seja por impacto nas contas públicas, mas, sim, por interesses políticos individuais.

Os estados de Contarato e de Bittar, no caso Espírito Santo e Acre, perdem peso de representação.

O Ceará, que ganha apenas 1 deputado, também teve voz contrária apresentada pelo senador Eduardo Girão (PL), que disse que é um “tapa na cara da sociedade”.

Senadores do Distrito Federal e de São Paulo, que também não são contemplados, anteciparam que votarão contra o projeto.

Vale lembrar que se o Congresso não aprovar a proposta até o dia 30 de junho, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definir a nova distribuição das vagas na Câmara dos Deputados.

 

FRASE

“Ajudem-nos a construir pontes”

PAPA LEÃO XIV – Novo líder da Igreja Católica ao pregar a paz no mundo

 

ZEBRA

A escolha do novo papa surpreendeu ao mundo. Nem o cardeal americano Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, acreditava que seria o escolhido. Inclusive, o religioso tinha passagem reservada para o Brasil, onde participaria agora em maio de evento da CNBB. A zebra saiu da chaminé.

 

PRESENTE

A Igreja Católica brasileira celebrou a escolha do novo papa, que é visto como um “amigo do Brasil”. Leão XIV, como cardeal, esteve no país por duas vezes, em 2012 e 2013, como Padre Geral dos Agostinianos, em Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG). Ele é visto como um presente para o Brasil.

 

NOME FORTE

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deixa o PSDB e oficializa hoje a sua chegada ao PSD, por onde pretende ser candidato à presidência do Brasil nas eleições 2026. Leite sai decepcionado do ninho tucano e chega ao PSD com garantias do presidente da legenda, Gilberto Kassab.

 

TÚNEL DO TEMPO

Nesta data, em 1949, era inaugurada a Escola Ambulatório Cardeal Câmara, fundada pelo bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, dom João Batista Portocarrero Costa. Por longos anos, funcionou ao lado do Colégio Diocesano. Hoje, como escola de tempo integral, está instalada no Abolição II.

 

É GRAVE

Entidades que defendem trabalhadores da saúde pretendem denunciar o vereador Dr. Cubano por atividade ilegal da medicina. Estão levantando provas para apresentar às autoridades. Dr. Cubano perdeu o registro de médico há alguns anos, mas estaria exercendo a medicina sem autorização do Conselho de Medicina.

 

SEGUE

Dr. Cubano comprou a briga quando acusou profissionais da saúde de danificar aparelhos da rede municipal de saúde para não atender à população. A declaração foi dada no plenário da Câmara de Mossoró.

 

É NOTÍCIA

1 - O padre Ricardo Rubens é o novo vigário da Paróquia de São João Batista, no bairro Doze Anos, zona oeste de Mossoró. A missa de apresentação será realizada neste sábado, às 17h.

2 - A Edições Uern está presente no 7º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, que acontece na Universidade de Caxias do Sul-RS. A editora da Uern tem 500 títulos publicados em 15 anos de fundação.

3 - Hoje completa 65 anos da inauguração do Café Mossoró, que por décadas foi ponto de encontro dos mossoroenses ao lado da ponte do rio Mossoró. Reabriu em 2022, mas não se sustentou. Hoje está alugado para outra atividade comercial.

4 - Nesta data, em 1992, era inaugurada a Escola Municipal José Benjamim, no Planalto 13 de Maio. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.

Tags:

Jornal de Fato
Coluna César Santos
jornalismo
notícia
opinião

voltar