COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
Uma missão potiguar desembarca na cidade de Xangai para participar, a partir desta terça-feira, 13, da “Frutas do Brasil – Festival China 2025”. A missão objetiva preparar os participantes para negócios na China.
É uma oportunidade de conhecer os pontos mais importantes da cultura chinesa para negócios, analisar o mercado para as frutas como melões, conhecer os principais concorrentes e as possibilidades para preços e posicionamento de produtos.
A comitiva potiguar deve visitar a feira SIAL SHANGHAI que, embora não seja um evento exclusivo de frutas, fornecerá uma boa ideia de como esse tipo de ação promocional funciona na China.
A ação possibilitará um planejamento mais efetivo sobre o interesse da empresa em exportar frutas para aquele território como também as boas práticas operacionais e de comercialização necessárias para o êxito nas exportações para a China.
Na comitiva potiguar estão o secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, secretário de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira, representantes da Expofruit e do grupo Abrafrutas.
FRASE
“Fraude no INSS é uma coisa indigna num grau que enojou o país”
FERNANDO HADDAD – Ministro da Fazenda
CHAPA RAIZ
A jornalista Bela Megale, de O Globo, noticiou uma eventual chapa presidencial formada pela ex-primeira-dama Michele Bolsonaro e o senador potiguar Rogério Marinho. Bem conceituada nos bastidores da política, Megale diz que a chapa “puro sangue” do PL é o sonho de uma ala bolsonarista.
ELE NEGA
Rogério Marinho já disse reiteradas vezes que o plano “A” do PL é a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas ele, assim como todo mundo sabe, que Bolsonaro está inelegível e, provavelmente, será condenado à prisão pelo STF. Daí, o termômetro liberal apontar para a chapa Michele/Rogério.
OS PAIS
As obras do novo anel viário de Mossoró são bancadas com recursos federais. Foram aprovadas no governo Bolsonaro (PL) e liberados no governo Lula (PT). O ex e o atual presidente vêm visitar as obras em datas diferentes, claro, já que o prefeito Allyson Bezerra (União) não cita a origem das obras.
ABONO
A Caixa Econômica Federal paga a partir desta quinta-feira, 15, o Abono Salarial 2025, referente ao ano-base 2023, para os trabalhadores nascidos em maio e junho. Serão pagos mais de R$ 4,5 bilhões a cerca de 3,8 milhões de beneficiários.
BANANA
A organização Christian Aid alerta que quase dois terços das áreas produtoras de banana na América Latina e no Caribe podem se tornar impróprias para o cultivo até 2080. Ou seja, a crise climática ameaça o futuro da fruta mais popular do planeta, que é considerada o quarto alimento mais importante para segurança alimentar global.
PETRÓLEO
A produção de petróleo no RN saltou de 14.187 barris de óleo equivalente/dia em dezembro de 2020 para 38.539 barris/dia em março de 2025. Os produtores independentes, chamados de “Oil Juniors”, são responsáveis por 100% da produção na bacia potiguar.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 1926, passava a circular em Mossoró o jornal “Correio do Povo”, do jornalista José Octávio Pereira. O diário impresso circulou até 2 de dezembro de 1934, tendo como redatores Jeremias Limeira e Manoel Rodrigues.
2 - Hoje completa sete anos da partida de Expedito Mariano de Azevedo, o popular “Expedito Bolão”. Foi vereador de Mossoró por sete mandatos entre 1952 a 1988, carnavalesco e um dos fundadores do Baraúnas.
3 - O grupo de choro ingênuo da Uern vai realizar a “Tardezinha no Choro” no Cafezal do Memorial da Resistência, Corredor Cultural. Agende: domingo, 18, às16h30.
4 - O Sebrae-RN recebe hoje os jornalistas, com café da manhã, para lançar a 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Na sede do Sebrae-Mossoró, às 9h.
Tags: