Sexta-Feira, 23 de maio de 2025

Postado às 09h00 | 23 Mai 2025 | redação Fátima Bezerra defende aliança com Zenaide Maia, mas sem Allyson

Crédito da foto: Carlos Costa Cadu Xavier com Fátima Bezerra em Mossoró

Da Redação do Jornal de Fato

Em Mossoró, onde cumpriu agenda administrativa durante dois dias, a governadora Fátima Bezerra (PT) tratou de encerrar a possibilidade de aliança eleitoral com o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) e reafirmou que o seu caminho rumo às eleições 2026 está traçado com Carlos Eduardo Xavier, atual secretário da Fazenda, candidato a governador do Rio Grande do Norte.

Surgiram especulações que a senadora Zenaide Maia, presidente estadual do PSD e aliada de Allyson Bezerra, estaria trabalhando para a governadora apoiar o prefeito de Mossoró ao Governo do Estado. A chapa ideal seria, segundo as especulações, Allyson para governador com Zenaide e Fátima para o Senado Federal.

Essa possibilidade não existe, segundo Fátima, que enalteceu as qualidades de Cadu Xavier para encabeçar a chapa governista em 2026. Em entrevista ao Cenário Político do Canal 10 da TCM, a governadora afirmou que o pré-candidato tem ocupado espaços importantes e se mostrado capaz de ser um postulante forte ao governo.

“Cadu tem participado de todos os seminários regionais, participa da vida interna do PT, dos debates internos do partido. O nome dele cresce do ponto de vista de entusiasmo e de unidade dentro do PT”, disse.

“Ele conhece muito bem o Estado. Está muito vocacionado, muito preparado para fazer esse debate. E eu não tenho nenhuma dúvida que Cadu é muito preparado para assumir uma função tão honrosa quanto essa que é de ser o gestor maior do Estado do Rio Grande do Norte, se assim for o desejo da maioria do eleitorado do povo potiguar”, comentou.

A governadora entende que o fato de ter um pré-candidato a governador não fecha as portas para uma aliança eleitoral com a senadora Zenaide Maia. Fátima, inclusive, defendeu a composição com a líder do PSD na disputa para o Senado. “A manutenção da aliança entre PT e PSD no Rio Grande do Norte seria o caminho natural e coerente para o próximo ano”, disse.

“Eu já disse várias vezes que o mais natural seria o PSD estar aqui neste campo, o campo progressista, o campo de perfil democrático popular, o campo de uma aliança de centro-esquerda”, defendeu, para ressaltar: “Mas isso caberá ao PSD decidir. O nosso caminho já está traçado, com Cadu candidato ao governo.”

Zenaide Maia é vice-líder do governo Lula no Senado e seu partido ocupa ministérios em Brasília. No plano estadual, Zenaide foi eleita senadora em 2018 no palanque de Fátima Bezerra e ocupou o primeiro escalão do governo estadual até 2024. O seu esposo, Jaime Calado (PSD), foi secretário do Desenvolvimento Econômico entre 2019 e 2024, saindo da pasta para se eleger prefeito de São Gonçalo do Amarante.

“Há expectativa no plano nacional que o PSD possa estar junto conosco aqui, já que a senadora Zenaide é vice-líder do governo do presidente Lula. Então, repito, o caminho mais natural, mais coerente, do ponto de vista político, seria exatamente ela permanecer nessa aliança”, concluiu.

 

Disputa em São Gonçalo azedou a relação entre PSD e PT

Havia uma sintonia política entre a governadora Fátima Bezerra e a senadora Zenaide Maia desde as eleições 2018. As duas foram eleitas no mesmo palanque derrotando grupos tradicionais da política do Rio Grande do Norte. A aliança se fortaleceu na primeira gestão de Fátima, entre 2019 a 2022, com Zenaide participando diretamente do governo.

Jaime Calado, esposo de Zenaide, comandou a pasta do Desenvolvimento Econômico, sempre visto entre os auxiliares mais prestigiados do governo. A boa relação, porém, não suportou as eleições municipais de 2024, quando o PT, de Fátima, e o PSD, de Zenaide, disputaram a quarta maior prefeitura do estado, de São Gonçalo do Amarante.

Líder no município, onde já havia sido prefeito e eleito os sucessores, Calado deixou a Secretaria do Desenvolvimento para enfrentar o então prefeito Eraldo Paiva (PT), apoiado por Fátima Bezerra. A disputa foi acirrada e radical, vencida pelo esposo de Zenaide Maia, e as rusgas ainda não foram superadas.

Paralelamente, Zenaide e Calado se aproximaram do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), adversário político da governadora. O casal, inclusive, foi quem lançou o nome de Allyson para governador, deixando claro que está no palanque do gestor mossoroense, se ele confirmar a candidatura ao governo estadual.

Casal Zenaide Maia/Jaime Calado com o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra

Tags:

Mossoró
RN
eleições
política

voltar