Sábado, 24 de maio de 2025

Postado às 08h00 | 24 Mai 2025 | redação Coluna César Santos: o Brasil não está preparado para eleições unificadas

Crédito da foto: Fernando Frazão Eleitoresem local de votação

COLUNA CÉSAR SANTOS / JORNAL DE FATO

O fim da reeleição é unânime.

Todos de bom senso acreditam que o advento de 1997, para o presidente Fernando Henrique Cardoso renovar o mandato em 1998 e ficar mais quatro anos no poder central, não trouxe bons resultados à política brasileira ao longo das últimas três décadas.

Beleza.

Agora, a proposta de emenda à Constituição, aprovada pela CCJ do Senado, traz outras mudanças que precisam ser questionadas.

A que mais preocupa são as eleições unificadas para as esferas municipal, estadual e federal.

Talvez, e provavelmente, o eleitor brasileiro não está pronto para votar, de uma só vez, para presidente da República, governador, senador (dois votos), deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador.

No entanto, o maior desafio é da Justiça Eleitoral.

A cúpula do TSE teme um verdadeiro “caos logístico”.

O receio é de um “engarrafamento” de processos como registros de candidatura e representações de propaganda, além de expressivos custos operacionais extras.

Outra preocupação é com o tempo que cada eleitor vai levar para votar, com nove cargos para escolher de uma só vez.

Para dar conta do recado em um só dia, seriam necessárias mais urnas, criar mais zonas eleitorais e ampliar o quadro de servidores.

Na parte jurídica, haveria uma enxurrada de ações, representações e recursos eleitorais que sobrecarregariam os tribunais. A Justiça Eleitoral teria enorme dificuldade para processar o sistema com mais de 2 milhões de candidatos disputando a mesma eleição.

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) enfrentariam outro desafio, uma vez que seriam, ao mesmo tempo, a primeira instância das eleições para cargos estaduais e a segunda instância dos cargos municipais, o que exigiria reforço expressivo na sua estruturação.

A PEC que acaba com a reeleição vai à votação no plenário do Senado. Se aprovada, será encaminhada à Câmara dos Deputados. E passaria a valer a partir das eleições de 2030.

 

FRASE

“Só tomarei qualquer decisão depois de ouvir o presidente do meu partido”

JORGE DO ROSÁRIO – Sobre a possibilidade de deixar o Avante para ser candidato a deputado estadual pelo PL

 

CHAPA

Se depender da vontade do senador Rogério Marinho (PL), a sua candidatura a governador do Rio Grande do Norte terá as companhias do senador Styvenson Valentim (PSDB) e do ex-prefeito de Natal Álvaro (Republicanos) para o Senado. A chapa ideal de Rogério, porém, depende de outras conjunturas.

 

CHAPA II

 A governadora Fátima Bezerra (PT) gostaria muito de ter a senadora Zenaide Maia (PSD) como companheira de chapa, tendo Cadu Xavier (PT) encabeçando para governador. É possível? sim. Provável, não. Zenaide está muito inclinada de ficar com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União).

 

CHAPA III

Allyson Bezerra tem certeza que será candidato a governador, mas lhe falta segurança para formação de chapa. Ele acredita que Zenaide Maia ocupará uma das duas vagas para o Senado, mas não tem o segundo nome. E se Brasília mandar Zenaide ficar com Fátima, a situação fica embaçada.

 

ORIENTE MÉDIO

O vice-governador Walter Alves (MDB) está em missão no Oriente Médio, na comitiva do Consórcio Nordeste. No Catar, Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos ele apresentará oportunidades de investimentos no Rio Grande do Norte na ordem de R$ 6 bilhões. Alves ficará por lá até o próximo sábado, 31.

 

PCD

Censo do IBGE aponta que o Rio Grande do Norte tem 285 mil pessoas com deficiência, com maior número em Natal (64.300) e Mossoró (23.450). O Censo também revela que o estado tem 37 mil pessoas com diagnóstico de autismo. Os dados devem provocar os gestores públicos para políticas que promovam a inclusão.

 

NOME CERTO

O vereador de primeiro mandato Thiago Marques (PSD) não pretende demorar na Câmara Municipal de Mossoró. Em 2026, acredita que se elegerá deputado. É nome certo na disputa.

 

É NOTÍCIA

1 - A segunda etapa de obras do Aeroporto Dix-sept Rosado de Mossoró começa nos próximos dias com ampliação do terminal de passageiros e implantação da estação de tratamento de esgotos (ETE). Investimento da ordem de R$ 50 milhões.

2 - Nesta data, em 2022, o Corredor Cultural de Mossoró ganhava a Praça de Skate “Javan Monte” ao longo da Avenida Rio Branco. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.

3 - Neste domingo, 25, a tradicional praça “Raimundo Rubira”, no bairro Boa Vista, celebra 65 anos. Construída e inaugurada na gestão do prefeito Antônio Rodrigues de Carvalho.

4 - Partiu Sebastião Salgado, ícone mundial da fotografia. O mineiro de Aimoré foi mestre na arte de retratar a alma humana e do planeta em preto e branco. Salgado nos deixou aos 81 anos.
 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
notícia
informação
opinião

voltar