Da Redação do Jornal de Fato
O empresário e político Jorge do Rosário pode deixar a presidência estadual do Avante para ser candidato a deputado estadual nas próximas eleições pelo Partido Liberal (PL). Ele recebeu convite do senador Rogério Marinho, líder do PL no Rio Grande do Norte e de dirigentes do partido em Mossoró.
Rosário trata o assunto com cuidado para não sair do Avante fechando portas. Qualquer decisão passará por uma conversa com o presidente nacional da legenda, deputado federal Luiz Tibé. “Estou indo a Brasília nos próximos dias, deverei ter uma conversa com o presidente do nosso partido; só depois daí é que tomarei uma decisão”, adianta em entrevista ao Jornal de Fato.
A ideia de se transferir para o PL é vista como natural por Jorge do Rosário, dada a empatia que tem com os dirigentes do partido, inclusive, ele já foi filiado à legenda quando o PL era PR e liderado no estado pelo deputado federal João Maia, hoje presidente do Progressistas.
“Tenho amigos no PL, pessoas com quem convivo bem”, disse, para lembrar que em 2024 ele levou o Avante para apoiar a candidatura a prefeito de Genivan Vale, atual presidente do Diretório Municipal do PL. Jorge também mantém longa amizade com o empresário Tião Couto, um dos líderes dos liberais em Mossoró. Nas eleições municipais de 2016, Jorge foi vice na chapa à Prefeitura encabeçada por Tião.
Segundo Jorge, o convite partiu de Rogério Marinho com aval de Genivan Vale. Ele, inclusive, poderá assumir a presidência do PL de Mossoró caso decida se filiar ao partido. “Tem essa possibilidade, mas isso não está em discussão. Não tenho essa ambição de ser presidente. No entanto, quero deixar claro que só discutirei sobre o PL depois de resolver com o Avante”, afirmou.
Jorge do Rosário pretende ouvir do presidente nacional do Avante os planos que o partido tem para as eleições de 2026 no Rio Grande do Norte. Esse é um ponto decisivo para ele tomar uma decisão. Como pretende ser candidato a deputado estadual, Rosário quer saber se o comando nacional tem projetos para o estado.
“Eu só vou tomar uma decisão depois de ouvir Tibé. Estou analisando com muito cuidado o convite que recebi do senador Rogério Marinho, dos amigos do PL, mas só tomarei uma decisão depois de conversar com o presidente do Avante”, disse.
RETRANCA
Título:
Título: Jorge do Rosário já disputou quatro eleições
Entre 2016, quando decidiu entrar efetivamente para a política eleitoral, Jorge do Rosário disputou quatro eleições, sem obter sucessão nas urnas. Foram duas campanhas municipais e duas campanhas estaduais entre 2016 a 2022.
Jorge do Rosário foi candidato a vice-prefeito em 2016 como companheiro de chapa de Tião Couto, na aliança PSDB-PR (Partido Republicano, hoje PL). A eleição foi vencida pela ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP).
Dois anos depois, em 2018, Jorge foi candidato a deputado estadual. Ele obteve quase 24 mil votos, mas acabou ficando na quarta suplência da coligação formada pelo PR / PSB / PSDB / PSD / PROS.
Já em 2020, na disputa municipal, Jorge foi o vice na chapa da então prefeita Rosalba Ciarlini, que acabou derrotada pelo atual prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil).
Em 2022, já filiado ao Avante, Jorge voltou a ser candidato à Assembleia Legislativa e, apesar de conseguido aumentar a sua votação, obtendo quase 29 mil votos, o seu partido não alcançou o quociente eleitoral.
Jorge do Rosário entende que foi “vítima das circunstâncias políticas”, principalmente nas eleições de 2022, mas ele ressalta que as campanhas eleitorais serviram de aprendizagem e que agora está disposto a buscar um mandato na Assembleia Legislativa.
Tags: