Segunda-Feira, 22 de June de 2026

Postado às 15h00 | 22 Jun 2026 | redação Ipsos-Ipec: 38% avaliam governo Lula como ruim ou péssimo, 32% como ótimo ou bom

Avaliação como ruim ou péssima do presidente segue maior que a ótima ou boa, apesar de ter oscilado dentro da margem de erro para baixo na comparação com março, quando era de 40%. Já a avaliação ótima ou boa era de 33%. Pesquisa realiza entre 13 e 17

Crédito da foto: Reprodução Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Por g1

Pesquisa Ipsos-Ipec feita entre 13 e 17 de junho aponta que o governo Lula (PT) é considerado ruim ou péssimo por 38% dos brasileiros e ótimo ou bom por 32%. Quem vê a gestão como regular soma 28%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22).

A avaliação como ruim ou péssima do presidente segue maior que a ótima ou boa, apesar de ter oscilado dentro da margem de erro para baixo na comparação com março, quando era de 40%. Já a avaliação ótima ou boa era de 33%.

O percentual de pessoas que consideram o governo Lula regular subiu de 24% para 28% desde março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja os números:

- Ruim ou péssimo: 38% — eram 40% em março;

- Ótimo ou bom: 32% — eram 33%;

- Regular: 28% — eram 24%;

- Não sabem ou não responderam: 2% — eram 3%.

Segundo Márcia Cavallari, diretora da Ipsos-Ipec, “apesar da pequena melhora na avaliação regular, o saldo do governo ainda é negativo” e o cenário segue marcado por “opiniões consolidadas e polarizadas”.

O levantamento ouviu 2 mil eleitores em 130 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Quem avalia Lula bem ou mal

A avaliação positiva do governo Lula se sobressai entre:

  • quem declara ter votado em Lula em 2022: 62%;
  • moradores do Nordeste: 47%;
  • entrevistados com ensino fundamental: 47%;
  • quem tem renda familiar de até 1 salário mínimo: 41%;
  • católicos: 38%.

 

Já a avaliação negativa é mais acentuada entre:

- quem declara ter votado em Jair Bolsonaro em 2022: 74%;

- quem tem renda familiar acima de 5 salários mínimos: 54%;

- evangélicos: 49%;

- entrevistados com ensino superior: 46%;

- moradores do Sudeste: 44%.

 

Aprovação do governo Lula

A pesquisa Ipsos-Ipec também perguntou se os brasileiros aprovam ou desaprovam a maneira como Lula está governando o país. Segundo a pesquisa, 44% aprovam e 50% desaprovam. Outros 6% não sabem ou não responderam.

Em março, a aprovação era de 43%, e a desaprovação, de 51%.

Veja os números:

- Desaprova: 50% — eram 51%;

- Aprova: 44% — eram 43% em março;

- Não sabem ou não responderam: 6% — mesmo índice de março.

Entre os que avaliam o governo como regular, 47% aprovam a forma como Lula administra o país, enquanto 41% desaprovam e 12% não sabem responder.

Confiança no presidente

A pesquisa também mediu a confiança dos brasileiros no presidente. 41% dizem confiar em Lula, enquanto 56% afirmam não confiar. Outros 3% não sabem ou não responderam.

Veja os números:

- Não confia: 56% — mesmo índice de março;

- Confia: 41% — eram 40% em março;

- Não sabem ou não responderam: 3% — eram 4%.

 

Percepção sobre o governo

O levantamento aponta que, para 42%, o governo Lula está pior do que o esperado. Para 32%, está igual ao que esperavam. Outros 23% dizem que o governo está melhor.

Em março, 43% avaliavam o governo como pior do que o esperado, 28% diziam que estava igual, e 25% afirmavam que estava melhor.

Veja os números:

- Pior: 42% — eram 43% em março;

- Igual: 32% — eram 28%;

- Melhor: 23% — eram 25%.

 

Percepção da situação econômica

A pesquisa Ipsos-Ipec também perguntou sobre a situação econômica do Brasil nos últimos seis meses. Para 41%, a economia está pior. Outros 30% dizem que está igual, e 25% afirmam que está melhor.

Veja os números:

- Pior: 41% — eram 42% em março;

- Igual: 30% — eram 28%;

- Melhor: 25% — eram 27%;

- Não sabem ou não responderam: 4% — eram 3%.

 

Expectativa para a economia

Sobre a expectativa para os próximos seis meses, 36% dos entrevistados acreditam que a situação econômica do Brasil estará melhor. Outros 32% dizem que estará pior, e 25% avaliam que ficará igual.

O resultado mostra uma inversão em relação a março: naquele levantamento, os pessimistas eram 36%, e os otimistas, 33%.

Veja os números:

- Melhor: 36% — eram 33% em março;

- Pior: 32% — eram 36%;

- Igual: 25% — eram 23%;

- Não sabem ou não responderam: 7% — eram 8%.

Tags:

Lula
avaliação
pesquisa
Ipsos-Ipec
governo

voltar