Tribunal Regional Eleitoral segue decisão do ministro Jorge Mussi, do TSE, realiza novo cálculo de quociente eleitoral e confirma a eleição do deputado federal Beto Rosado. O presidente do TRE-RN, Glauber Rêgo, confirmou que o eleito será diplomado
BLOG DO CÉSAR SANTOS
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) cumpriu a decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jorge Mussi, e recalculou o quociente eleitoral referente ao cargo de deputado federal, Por consequência, confirmou à reeleição de Beto Rosado (PP), substituindo o deputado estadual Fernando Mineiro (PT).
No site da Justiça Eleitoral, no link “Divulga”, que acompanha o resultado oficial das eleições 2018, Beto Rosado aparece na lista dos oito deputados federais eleitos do Rio Grande do Norte. Veja abaixo:
Já Fernando Mineiro, que antes aparecia como “eleito”, agora está na primeira suplência da coligação “Do Lado Certo”.
A Justiça Eleitoral potiguar seguiu a decisão tomada pelo ministro Jorge Mussi na noite desta segunda-feira (17), tonando válidos os votos do candidato a deputado federal Kéricles Alves Ribeiro, o Kerinho (PDT), e mandando rezar os cálculos de quociente eleitoral para redefinir a lista de eleitos à Câmara dos Deputados.
Mussi entendeu que houve erro da Justiça Eleitoral ao não deferir o registro de candidatura de Kerinho, já que o candidato entregou o pedido de registro de candidato, com documentação comprobatório, dentro do prazo definido pelo calendário eleitoral.
Com a soma dos 8.990 votos de Kerinho, agora validados, a coligação 100% RN passou a ter mais votos do que a coligação Do Lado Certo, elegendo dois deputados federais (Walter Alves, do MDB, e Beto Rosado), contra um deputado da coligação Do Lado Certo, no caso Natália Bonavides (PT). Por gravidade, Mineiro desce para a primeira suplência.
Fernando Mineiro, em nota, anunciou que vai recorrer da decisão da Justiça Eleitoral (LEIA AQUI)
Dessa forma, Beto Rosado será diplomado nesta quarta-feira (19) juntamente com todos os eleitos em outubro deste ano.
Assim, a bancada federal do RN fica com a seguinte formação:
Benes Leocádio (PTC)
Natália Bonavides (PT)
João Maia (PR)
Rafael Motta (PSB)
General Girão (PSL)
Walter Alves (MDB)
Beto Rosado (PP)
Fábio Faria (PSD)
VEJA COBERTURA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL DE FATO DESTA QUARTA-FEIRA (19)
Tags: