Por César Santos/JORNAL DE FATO
O deputado mossoroense Beto Rosado (PP) será diplomado nesta quarta-feira, 19, entre os oito deputados federais eleitos do Rio Grande do Norte nas eleições de 2018. O parlamentar conquistou o segundo mandato como o sétimo mais votado no estado, com 71.092 votos (4,39% dos votos válidos).
A diplomação de Beto foi confirmada nesta terça-feira, 18, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), que deu cumprimento à decisão do ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e realizou novo cálculo do quociente eleitoral para o cargo de deputado federal nas eleições de 2018. Com a mudança, houve alteração na lista dos eleitos, saindo Fernando Mineiro (PT) e entrando Beto Rosado.
A coligação “100% RN”, da qual fez parte Beto Rosado, somou mais votos do que a coligação “Do Lado Certo”, de Fernando Mineiro. Foram 331.356 votos contra 310.001 votos. Porém, como o TRE-RN havia indeferido o registro de candidatura de Kéricles Ribeiro Alves, Kerinho (PDT), que fez parte da nominata “100% RN”, Mineiro acabou sendo apontado como eleito ao lado de Natália Bonavides (PT), a primeira colocada da coligação “Do Lado Certo”.
A reviravolta ocorreu porque a Justiça Eleitoral admitiu que errou ao não deferir a candidatura de Kerinho. Por consequência, o ministro do TSE determinou que os 8.990 votos de Kerinho fossem validados e que o TRE-RN realizasse novo cálculo do quociente eleitoral para definir o deputado federal eleito.
Na decisão de Mussi, publicada no início da noite de segunda-feira, 17, o ministro tornou sem efeito todas as decisões que tinham sido tomadas pela Justiça Eleitoral potiguar, deixando claro que o candidato Kerinho havia apresentado o pedido de registro de candidatura no prazo certo e anexado a documentação comprobatória exigida por lei. O que houve é que um erro do sistema eletrônico impediu que o TRE-RN abrisse o arquivo onde estava a documentação de Kerinho.
Em comunicado no início da tarde desta terça-feira, o presidente do TRE-RN, desembargador Glauber Rêgo, confirmou a diplomação de Beto Rosado. Justificou que “o Tribunal Regional Eleitoral deu cumprimento à decisão do ministro Jorge Mussi e fez o novo cálculo do quociente eleitoral para o cargo de deputado federal nas eleições 2018.”
O comunicado esclareceu:
“A coligação 100% RN, formada pelo PDT, PP, MDB, Pode e DEM, obteve 331.356 votos enquanto que a Coligação do Lado Certo, formada pelo PT, PCdoB e PHS, manteve 310.001 votos. O novo quociente eleitoral ficou em 202.353 votos. Dessa forma, a vaga que estava preenchida por Fernando Wanderley Vargas da Silva, “Fernando Mineiro”, passa a ser preenchida por Carlos Alberto de Sousa Rosado Segundo, “Beto Rosado”, que será diplomado na sessão solene marcada para quarta-feira, 19. O presidente do TRE, desembargador Glauber Rêgo, comunicou a decisão à Corte Eleitoral e as medidas que já foram autorizadas.”
A diplomação de Beto Rosado, porém, ainda não é garantia do mandato, uma vez que a Corte Eleitoral potiguar ainda vai apreciar o registro de candidatura de Kerinho como determinou o ministro Jorge Mussi.
Fernando Mineiro, em nota, informou que entrará com recurso contra a decisão do ministro do TSE.
Deputados federais eleitos no RN:
Benes Leocádio (PTC)
Natália Bonavides (PT)
João Maia (PR)
Rafael Motta (PSB)
General Girão (PSL)
Walter Alves (MDB)
Beto Rosado (PP)
Fábio Faria (PSD)
ASSINE O JORNAL DE FATO (84 - 3323-8900)
Tags: