A prefeita destacou o servidor público na leitura da mensagem anual que abriu o ano legislativo nesta terça-feira, 19, na Câmara Municipal de Mossoró. Rosalba Ciarlini prestou contas do que foi feito em dois anos para atualizar a folha salarial
A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) destacou o servidor público na leitura da mensagem anual que abriu o ano legislativo nesta terça-feira, 19, na Câmara Municipal de Mossoró. A mensagem, diante dos 21 vereadores de representantes de vários segmentos da sociedade, antecipou o movimento do Sindicato dos Servidores (SINDISERPUM), que comanda hoje uma parada de advertência em protesto a prefeita, “pela falta de diálogo”, segundo a direção da entidade.
Rosalba prestou contas do que foi feito em dois anos de gestão (2017/2018) para atualizar a folha de pagamento, atrasada pela gestão anterior, e manter em dia os salários dos servidores. “Cortamos gastos; reduzimos despesas de toda ordem para que o servidor pudesse ter o que de mais sagrado para ele que é a dignidade do trabalho pelo salário.
A gestão municipal encerrou 2018 pagando toda a folha salarial e mais os meses que ficaram em atraso da gestão passada: novembro e dezembro; décimo-terceiro, gratificações da saúde (PMAQ), plantões, diárias operacionais, férias, obrigações sociais e outros benefícios.
“Esse esforço representou R$ 293 milhões só com folha de pessoal, mais de R$ 24 milhões por mês. Uma cifra bem difícil de ser alcançada em anos de crise. A grande maioria dos municípios e o governo do Estado não conseguiram sequer pagar os salários trabalhados no ano que findou. Conseguimos, graças à austeridade que implantamos”, discursou.
Rosalba confirmou que a partir folha de fevereiro a Prefeitura iniciará o pagamento do 14º salário da Educação, previsto na Lei de Responsabilidade Educacional. Também reforçou a mudança de nível como valorização dos profissionais do magistério. A progressão, publicada no Jornal Oficial do Município (JOM), está prevista no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos trabalhadores em Educação.
Tags: