COLUNA CÉSAR SANTOS/JORNAL DE FATO
Se o repórter perguntar aos políticos interessados em disputar a sucessão municipal de 2020, a resposta está na ponta da língua: “ainda é cedo para falar sobre candidatura.” É sempre assim: eles falam uma coisa, e na prática fazem outra. A história se repete.
Em Mossoró, pelo menos três nomes certos à sucessão de 2020 não admitem candidaturas de público, mas há tempo trabalham para viabilizar os projetos eleitorais:
1 – A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) é candidata natural à reeleição. Ela, porém, diz que o momento é de cuidar da cidade, de enfrentar as dificuldades que são imensas e consertar o desmantelo deixado pela gestão do ex-prefeito Silveira. E se o repórter insistir na pergunta, a resposta se mantém firme: “não estou pensando em candidatura agora; o meu foco é na administração.”
2 – O deputado estadual Alyson Bezerra (Solidariedade) faz campanha pela Prefeitura de Mossoró desde que se elegeu à Assembleia Legislativa no ano passado. E as suas passadas foram intensificadas nos últimos meses. O jovem parlamentar mergulha na periferia da cidade e na zona rural todos os finais de semana. Participa de torneios de futebol, de palestras, seminários, festa de aniversário, batizado, velórios etc. Não perde não.
Mas, quando é instado a falar sobre candidatura a prefeito de Mossoró, ele diz que a sua prioridade é com o mandato de deputado estadual e que não tem pretensão de concorrer à Prefeitura. Para passar a ideia de que realmente está sendo sincero, chega a sugerir outro nome do partido para disputar as eleições, citando o suplente de deputado federal Lawrence Amorim.
3 – A deputada estadual Isolda Dantas (PT) é outra que faz um “charme” quando é chamada para falar sobre a sua postulação à Prefeitura de Mossoró. “Não estou pensando nisso”, jura. Na prática, faz diferente. E para comprovar isso, a parlamentar está anunciando o projeto “Emendas Populares”, que consiste em percorrer os bairros de Mossoró para receber sugestão às suas emendas ao orçamento do Estado para 2020. O projeto será instalado no próximo sábado, 20, no bairro Dom Jaime Câmara, zona leste da cidade. Isolda manterá o contato direto com o povo – leia-se eleitor, como Rosalba e Alyson já fazem através de suas atuações públicas.
Pois bem.
A sucessão municipal está nas ruas de Mossoró e vai ser intensificada cada vez mais. Esses três nomes são figuras carimbadas no álbum de figurinhas “Eleições 2020”, o que não significa dizer, porém, que serão carimbados até lá. Outros personagens vão surgir com mais ou menos destaques, mas que servirão para reforçar o tabuleiro sucessório.
O fato é que o tempo começa a diminuir a distância que nos separa das eleições de 2020, e nenhum dos personagens quer perder um minuto sequer. Afinal, o tempo também é ouro no processo eleitoral que se avizinha.
Tags: