Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 08h15 | 15 Set 2019 | Redação Eudiane diz que disputar a Prefeitura de Natal é algo que não pode ser descartado

Deputada estadual de primeiro mandato, Eudiane Macedo é visto como o nome do PRB para disputar a sucessão natalense em 2020. Na enrtrevista ao "Cafezinho com César Santos", a parlamentar deixa claro que se o partido decidir ela aceitará a missão

Crédito da foto: Marcos Garcia/JORNAL DE FATO Deputada Eudiane Macedo no "Cafezinho com César Santos"

Por Maricelio Almeida/JORNAL DE FATO

Eudiane Macedo foi eleita em 2018, pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), para o primeiro mandato de deputada estadual, com 22.333 votos, após ter iniciado sua trajetória pública como vereadora da capital potiguar em 2013, tendo sido reeleita em 2016. Nascida em Natal, desde cedo foi morar em Ceará-Mirim, onde permaneceu por 12 anos. Há 26 anos, a hoje deputada reside no bairro Lagoa Azul (zona norte), onde construiu sua base política.

Em recente passagem por Mossoró, a parlamentar foi entrevistada pelo JORNAL DE FATO, oportunidade em que abordou temas como a sua mudança partidária para o Republicanos, antigo PRB. O PTC, que não atingiu a cláusula de barreira nas eleições de 2018, acabou perdendo os dois deputados estaduais eleitos pela sigla no ano passado: Eudiane e Ubaldo Fernandes, hoje no PL.

A deputada também avaliou a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), afirmando estar pronta para ajudar o Governo e a administração do prefeito de Natal, Álvaro Dias. Sobre este último, Eudiane teceu diversos elogios, pontuando que o chefe do Executivo da capital tem conseguido atender os pleitos da população, citando, por exemplo, a pavimentação de mais de 340 ruas no bairro Lagoa Azul.

Sobre as eleições de 2020, Eudiane revelou que está à disposição do seu novo partido. Ela é apontada como pré-candidata à Prefeitura de Natal. “Tenho um diferencial de fazer política. Não teria dificuldade em disputar com Álvaro, porque ele iria fazer a campanha dele e eu iria fazer a minha”, respondeu, quando questionada sobre um possível cenário para o pleito que se aproxima.

Por fim, a deputada também enfatizou as suas bandeiras de luta na Assembleia Legislativa e afirmou que o seu mandato está à disposição da cidade de Mossoró. Acompanhe.

Deputada, qual a avaliação que a senhora faz desses primeiros meses de mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte?

 Para mim, é novo, porque fui eleita deputada estadual pela primeira vez no pleito de 2018, mesmo tendo dois mandatos como vereadora da capital, Natal, sendo Legislativo, mas sabemos que Município é uma coisa, Estado é outra. A responsabilidade é bem maior, sem falar na situação que ainda se encontra o Rio Grande do Norte, com algumas folhas salariais atrasadas, mas, como sempre digo, sou uma pessoa muito otimista. Nosso mandato é diferenciado, chegou à Assembleia com esse perfil, o perfil que havia chegado à Câmara Municipal do Natal em 2013, eu sempre falo que o nosso mandato é o porta-voz de tantas outras pessoas que queriam ter a oportunidade de estar ali dentro da Casa Legislativa, é um mandato que vem da base popular. Eu sou moradora da zona norte de Natal, moro dentro de comunidade. Então, a gente sabe quais são os anseios da população, e agora passamos a conhecer de forma mais aprofundada o nosso estado. Tive poucos apoios dentro dos municípios, mas eu fui votada em mais de 150 cidades, foi uma votação expressiva. Mossoró fez e faz parte da minha história, mesmo tendo 89 votos aqui, para mim, fez uma diferença grande, sou muito grata a Mossoró, e a gente quer contribuir sim com a cidade de Mossoró.

 

E COMO a senhora avalia a gestão da governadora Fátima Bezerra até aqui?

DIGO que cheguei à Assembleia pronta para ajudar a gestão de Fátima, até porque apoiei a governadora e acho importante o nosso mandato ser parceiro e ajudar. Fátima chegou com boa intenção, com muita vontade de trabalhar, toda a equipe dela mostra isso a partir do momento que se coloca projetos na Assembleia, como, por exemplo, a PEC dos Gastos Públicos, que às vezes as pessoas não entendem e tratam como PEC do Congelamento, que não é, porque não prejudica setores como Saúde, Segurança e Educação, que são pastas principais, é totalmente diferente da PEC nacional, aprovada no governo do ex-presidente Michel Temer. Estamos nos somando ao Governo do Estado, que está tentando ajustar as contas. Eu acredito que neste momento, a necessidade maior seria liquidar os salários atrasados dos servidores. É uma missão difícil, mas não é impossível, até porque o secretário de Planejamento está empenhando esforços. Como sou novata na Casa, antes de qualquer votação, eu procuro saber como serão os procedimentos e por que foi apresentado aquele projeto, assim tem sido também em relação aos projetos de iniciativa do Governo do Estado.

QUAIS têm sido as principais bandeiras de luta do mandato da deputada estadual Eudiane Macedo?

QUANDO fui eleita vereadora, sempre me perguntavam isso, e agora na Assembleia também. Eu defendo muito a bandeira da humanidade. Quando falo isso, as pessoas perguntam: “Como assim?”. Porque eu defendo a bandeira da mulher, do idoso, da criança e do adolescente. Então, são várias bandeiras, a da cultura também, que é um segmento muito forte do qual eu faço parte. Fomos pioneiros no estado na criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, na Câmara Municipal do Natal, e a partir do momento que criamos essa Frente Parlamentar, o Estado teve a iniciativa, através de outra deputada, de criar essa frente em nível estadual, mas o nosso mandato foi pioneiro, ainda na Câmara, criando essa frente em nível municipal. Importante reforçar que o nosso mandato está à disposição da cidade de Mossoró, onde eu já vim diversas vezes, mas claro que preciso conhecer ainda mais a realidade de Mossoró, não vou mentir. Cada município tem a sua particularidade, e agora andando mais pelo estado é que a gente vai conhecendo as particularidades de cada cidade. Aqui eu já conheço o movimento junino, tenho grandes amigos aqui e gostaria de dizer que o nosso mandato está à disposição.

 

A SENHORA está em processo de migração para o PRB. O que motivou a senhora a sair do PTC e buscar outro partido?

COMO o PTC não atingiu a cláusula de barreira nas eleições de 2018, então estamos indo para o PRB, que tem como presidente no Rio Grande do Norte o deputado federal Benes Leocádio, do qual recebi o convite para filiação e me senti muita honrada. Estamos organizando o partido. Eu quero fortalecer também o PRB Mulher no estado, porque acho muito importante, não apenas do ponto de vista de números, estatística, muito pelo contrário, queremos candidaturas de mulheres realmente dentro do partido. As comissões provisórias já estão sendo formadas, queremos então que mais mulheres façam parte. Já estamos conversando com essas mulheres para que elas venham para o PRB, não apenas para contabilizar números, e sim para serem fortes candidatas nas eleições de 2020.

E A senhora pretende ser candidata pelo PRB em 2020 à Prefeitura do Natal?

SOU de grupo. Sou de ouvir, do diálogo. A decisão não vai ser tomada pela deputada Eudiane Macedo, mas pelo grupo do PRB, que se achar necessário que se tenha uma candidatura dentro da capital na disputa pela Prefeitura, por que não? É algo que não posso descartar. O PRB é quem vai dizer.

 

O PREFEITO Álvaro Diz tem feito uma boa gestão, na visão da senhora?

FAÇO uma boa avaliação. O prefeito assumiu há pouco mais de um ano, está sim trabalhando por Natal. Jamais negaria isso, até porque alguns pleitos do nosso mandato estão sendo atendidos na zona norte e em outras regiões de Natal. Vou citar aqui um exemplo, que para mim era um sonho e está se tornando realidade: a pavimentação do bairro Lagoa Azul. São mais de 340 ruas que estão sendo pavimentadas. O prefeito caminhou comigo durante a eleição e viu a realidade, a vulnerabilidade daquela localidade. Em relação à saúde, educação, o prefeito está tendo também o interesse, o olhar, está trabalhando pela cidade e eu tenho que reconhecer isso.

UMA eventual disputa entre Álvaro Dias e Eudiane Macedo seria, então, difícil para a deputada...

NÃO seria algo complicado porque eu tenho um diferencial de fazer política. Eu faço política falando do que eu posso contribuir para a minha cidade, para o meu estado. Quem nos acompanha nas redes sociais, sabe o diferencial do nosso trabalho, que é de domingo a domingo. Eu sou muito otimista, eu acredito muito, vou atrás. Assim como peço ao deputado que apoie, peço também aos demais parlamentares, porque eles fazem parte da bancada do meu estado. Então, assim, eu não teria dificuldade, porque Álvaro iria fazer a campanha dele e eu iria fazer a minha. Não haveria dificuldade. Muito pelo contrário. Eu teria de focar em Eudiane Macedo e o que eu poderia fazer pela cidade de Natal.

Tags:

Eudiane Macedo
deputada
PRB
Rio Grande do Norte
Natal
Mossoró
JORNAL DE FATO

voltar